HCC

HCC: Retrospectiva 2019

30/12/2019

Marcado por conquistas, o ano de 2019 foi repleto de momentos especias para o Hospital de Caridade de Carazinho. Relembre, nesta retrospectiva, alguns desses acontecimentos.

No Hospital de Caridade de Carazinho, o ano de 2019 foi marcado por conquistas e momentos especiais. Relembre, nesta retrospectiva, alguns acontecimentos importantes registrados de janeiro a dezembro.    

JANEIRO

HCC comemora 84 anos

O Hospital de Caridade de Carazinho comemorou, em 27 de janeiro, 84 anos de fundação. Neste dia, foram relembradas, em uma reportagem, as conquistas que marcaram a sua trajetória, além dos projetos que estavam em planejamento e execução, a fim de qualificar sua estrutura física e tecnológica.

FEVEREIRO

HCC inaugura reforma na unidade de internação destinada a pacientes do SUS

Foi inaugurada em 09 de fevereiro, a segunda etapa da reforma realizada na Unidade de Internação Clínica destinada a pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS, também denominada Posto 4. Nesta fase, cinco acomodações foram completamente modernizadas, a fim de torná-las mais confortáveis, modernas e acolhedoras.

Cinco meses depois, em julho, com a inauguração da terceira etapa da obra, mais duas acomodações semiprivativas foram disponibilizadas à comunidade.

HCC inaugura reforma no apartamento privativo 300

Foi inaugurada em 12 de fevereiro, a reforma realizada no apartamento privativo 300, localizado na unidade de internação clínica – Posto 3. A obra, viabilizada com recursos doados pela empresa Produza Insumos de Carazinho, integra o projeto de modernização da hotelaria da instituição, por meio do qual, nos últimos anos, cerca de 50 acomodações já foram completamente reformadas e colocadas à disposição dos pacientes.

HCC forma terceira turma do programa de Residência Médica em Clínica Médica

Na noite de 21 de fevereiro, aconteceu a formatura da terceira turma do programa de Residência Médica em Clínica Médica, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Na ocasião, receberam o diploma de conclusão da especialização os formandos: Fernanda Ferreira Junqueira Bezerra e Gunnar Frederson Kussler.

MARÇO

HCC inaugura reforma no setor de Maternidade

Foi inaugurada em 19 de março, a reforma realizada na acomodação destinada a pacientes pré e pós-parto, localizada no Setor de Maternidade HCC. A modernização do espaço - onde o atendimento é realizado pelo Sistema Único de Saúde - foi viabilizada com recursos doados pela Maçonaria Unida de Carazinho, que promove, anualmente, um evento em benefício da instituição de saúde: o Cordeiraço da Fraternidade.

Associados do HCC participam de Assembleia Geral Ordinária

Os associados do Hospital de Caridade de Carazinho participaram, na noite de 28 de março, da Assembleia Geral Ordinária de prestação de contas do exercício de 2018 e relatoria das atividades realizadas. Durante a reunião, conduzida pelo presidente da instituição de saúde, Jocélio Cunha, foi apresentado, inicialmente, o Balanço Patrimonial de 2018, além das ações e projetos desenvolvidos no HCC no último ano.

ABRIL

Equipes de enfermagem do HCC participam de série de treinamentos

Em abril, uma série de treinamentos envolveu os profissionais que integram as equipes de enfermagem do HCC – incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem e estagiários. As capacitações foram realizadas com o intuito de reforçar conhecimentos acerca de diferentes temas relacionados à assistência ao paciente, visando, sempre, a excelência na prestação de serviços à comunidade

Atividades de Páscoa no HCC

No domingo de Páscoa, os integrantes do Grupo de Humanização distribuíram ovinhos de chocolate aos pacientes que estavam internados no HCC, a fim de proporcionar a eles um momento de alegria e doçura.

MAIO

HCC e AFHCC promovem almoço comemorativo ao Dia do Trabalhador

O Hospital de Caridade de Carazinho e a Associação dos Funcionários do HCC (AFHCC) promoveram, em 1º de maio, o tradicional almoço comemorativo ao Dia do Trabalhador. Além proporcionar aos participantes um momento de descontração e integração, a festividade teve o intuito de parabenizar os trabalhadores pelo seu dia e, especialmente, homenagear os funcionários que comemoram, neste ano, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40 e 45 anos de atuação no HCC.

HCC, ULBRA, Secretaria de Saúde, Escola Sorg e SAMU promovem a I Semana de Enfermagem Integrada

O Hospital de Caridade de Carazinho promoveu, em parceria com a Universidade Luterana do Brasil, campus Carazinho, a Secretaria Municipal de Saúde, a Escola Cônego João Batista Sorg, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU do município, a I Semana de Enfermagem Integrada. Com o tema “A abordagem integrada no cuidado: comprometimento com práticas assistenciais inovadoras”, evento contou com palestras e minicursos, destinados a estudantes e profissionais da saúde.

JUNHO

HCC inaugura espaço de convivência

Com o objetivo de proporcionar aos pacientes oncológicos e a seus familiares um ambiente acolhedor, confortável e aconchegante para os momentos de espera, o HCC inaugurou no dia 04, um novo espaço de convivência. A obra foi viabilizada com recursos doados pela família Pacheco, como forma de homenagem a filha Bruna Pacheco, falecida há alguns anos.

Harleyros de Carazinho promovem evento em benefício do HCC

Em 22 de junho, aconteceu o 1° Harley's Day Carazinho - evento promovido por um grupo de harleyros do município, com o intuito de beneficiar o Hospital de Caridade de Carazinho, através da destinação de 100% da arrecadação final líquida à instituição de saúde. Realizada no complexo da Bier Site, a iniciativa reuniu participantes de diversas regiões do estado e do país, além do público local, que abraçou a ideia e se fez presente em diferentes momentos da programação.

JULHO

HCC promove Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do HCC promoveu, de 22 a 25 de julho, a 26ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho – SIPAT. Com o tema “Um trabalho bem executado tem a segurança como resultado”, a atividade teve de intuito de orientar e conscientizar os colaboradores da instituição de saúde sobre a importância dos cuidados, da atenção e das medidas de segurança, a fim de evitar acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

AGOSTO

Centro de Pesquisa em Oncologia é implementado no HCC

Com o intuito de proporcionar aos seus pacientes oncológicos o acesso a tratamentos inovadores, o Hospital de Caridade de Carazinho implementou o Centro de Pesquisa em Oncologia, coordenado pela médica oncologista, Dra. Patrícia Pacheco.

HCC qualifica sua gestão, em parceria com o Hospital Albert Einstein, através do PROADI-SUS

O Hospital de Caridade de Carazinho iniciou um projeto de aprimoramento de seus processos de gestão, em parceria com o Hospital Albert Einstein, ao ser uma das 200 instituições de saúde do país selecionadas para participar do PROADI-SUS - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – triênio 2018/2020.

SETEMBRO

Grupo de Humanização do HCC promove seu tradicional Carreteiro Farroupilha

Grupo de Humanização do HCC promover, em 13 de setembro, o tradicional Carreteiro Farroupilha. Em sua 12ª edição, o evento comemorativo ao Dia do Gaúcho, celebrado em 20 de setembro, contou com a participação de profissionais de todos os setores do HCC, além de membros da direção e de médicos do corpo clínico.

HCC inaugura as reformas viabilizadas com os recursos do 1° Harley's Day Carazinho

Foi inaugurada, em 27 de setembro, a reforma realizada três acomodações localizadas na Unidade de Internação Clínica – Posto 3. A obra foi viabilizada com recursos provenientes do 1° Harley's Day Carazinho – evento promovido em junho, por um grupo de proprietários de motocicletas da marca Harley-Davidson.

OUTUBRO

Consulado Gremista de Carazinho promove evento em benefício do HCC

O Consulado Gremista de Carazinho promoveu, em 04 de outubro, a palestra “Gestão e Futebol”, ministrada pelo presidente do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Romildo Bolzan Júnior. Realizado com o intuito de beneficiar o HCC, através da destinação de 100% de sua arrecadação final, o evento reuniu um expressivo público.

No Dia das Crianças, Grupo de Humanização espalha alegria pelo HCC

No dia 12 de outubro, o Hospital de Caridade de Carazinho foi tomado pela alegria e pelo colorido que permeiam o universo infantil. Isso porque, integrantes do Grupo de Humanização da instituição de saúde realizaram uma ação comemorativa ao Dia das Crianças. Fantasiadas de personagens infantis, eles surpreenderam os pequenos pacientes em seus quartos, onde desejaram felicidades e distribuíram livros de colorir, lápis de cor e presentes.

NOVEMBRO

Maçonaria Unida de Carazinho promove evento em benefício do HCC

A Maçonaria Unida de Carazinho realizou, no dia 10 de novembro, a 10ª edição do Cordeiraço da Fraternidade - evento que acontece anualmente, com o intuito de beneficiar o Hospital de Caridade de Carazinho, através da destinação de 100% da arrecadação final líquida à instituição de saúde.

Devido ao seu cunho solidário, o almoço contou com grande participação e apoio da comunidade. Por isso, neste ano, o resultado final apurado com o evento totalizou a importância de R$45.415,00 - recursos entregues ao hospital e que serão investidos na reforma integral de duas acomodações, localizadas na Unidade de Internação Clínica – Posto 3, sendo uma privativa e uma semiprivativa.

Grupo de Humanização promove ação alusiva ao Dia da Gentileza

O Grupo de Humanização do HCC promoveu, no dia 13 de novembro, uma ação alusiva ao Dia da Gentileza. Por meio da iniciativa, os profissionais da instituição de saúde foram convidados a presentear os colegas com mensagens de carinho, de elogio, de gratidão ou de reconhecimento.

DEZEMBRO

HCC realiza assembleia de eleição da Diretoria Executiva e momento de homenagens por seus 85 anos

Os associados do Hospital de Caridade de Carazinho elegeram, em Assembleia Geral Ordinária, a Diretoria Executiva que estará à frente da instituição durante o biênio 2020/2022. Na oportunidade, também foram definidos os novos membros dos Conselhos Consultivo e Fiscal da instituição de saúde. Após a eleição, ainda, foi realizado um momento de agradecimento e homenagens, em comemoração aos 85 anos de fundação do HCC, que serão celebrados em 27 de janeiro de 2020.

Na ocasião, foram agraciados com troféus de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao HCC, os ex-presidentes da instituição de saúde, Irineu Graebin; Dirceu Weber; Muin Salin Rajale; e Azelar Kissmann – gestão 2010/2015; o diretor geral do hospital, Hélio Lütz; o médico anestesista, Carlos Roberto Pavani Flores (in memorian); o ex-reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza; o Padre João Gheno Neto; o deputado federal Márcio Biolchi; o ex-ministro do Trabalho, ex-deputado federal e atual presidente da FUNASA, Ronaldo Nogueira; a Câmara Municipal de Vereadores de Carazinho, representada por seu presidente, Daniel Webber; a Prefeitura Municipal, representada pelo prefeito Milton Schmitz.


Siga-nos!