HCC

HCC forma terceira turma do programa de Residência Médica em Clínica Médica

22/02/2019

Na ocasião, receberam o diploma de conclusão da especialização os formandos: Fernanda Ferreira Junqueira Bezerra e Gunnar Frederson Kussler.

O Hospital de Caridade de Carazinho formou, na noite de quinta-feira (21), a terceira turma do programa de Residência Médica em Clínica Médica, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Na ocasião, receberam o diploma de conclusão da especialização os formandos: Fernanda Ferreira Junqueira Bezerra e Gunnar Frederson Kussler.

A solenidade, realizada no Salão de Eventos da Associação Comercial e Industrial de Carazinho - ACIC, contou, entre outras autoridades, com a presença do reitor da UFFS, Jaime Giolo; do diretor da universidade, campus Passo Fundo, Vanderlei de Oliveira Farias; do coordenador da Comissão de Residência Médica, Jairo Caovilla; da secretária de Assistência Social e primeira-dama de Carazinho, Andreia Schmitz; e do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Daniel Weber.

Também, representando o HCC, estavam o presidente, Jocélio Cunha, o coordenador do Programa de Residência Médica, Darlan Martins Lara, o supervisor da especialidade de Clínica Médica, do Programa de Residência Médica, Gerson Luís Urnau, além de membros da direção, profissionais do corpo clínico, colaboradores e associados.

Representando os formandos, Gunnar expressou, em seu pronunciamento, sua gratidão a todas as pessoas que o acompanharam em sua trajetória. “Gostaria de agradecer à universidade pela oportunidade da Residência Médica e ao HCC, que nos adotou como uma família. Agradecer aos preceptores por terem compartilhado seu conhecimento conosco. Nos ensinado, na prática, a como agir em situações que, às vezes, a teoria não nos ensina, afinal, cada paciente tem as suas particularidades e o seu contexto de vida. Obrigada pelo alicerce de sapiência que vocês construíram em nós. Obrigada por terem sido professores, amigos, conselheiros e incentivadores”, salientou.

Também, agradeceu aos ex-residente do HCC, Frederico Alt - que integrou a segunda turma do programa de Residência Médica -; aos profissionais das áreas multidisciplinares do hospital, com destaque para à equipe de enfermagem; aos seus familiares e amigos e, de modo especial, às colegas residentes que compartilharam com ele essa experiência. “Obrigada pela companhia e por terem estado comigo nesses anos. Eles não teriam sido os mesmos sem vocês. Desejo, do fundo do coração, que a distância e o tempo - que eu sei que virão - não possam apagar ou diminuir o respeito e o carinho que sentimos um pelo outro. Desejo que vocês sejam muito felizes e realizadas no que fizerem”, concluiu.

O coordenador da Comissão de Residência Médica da UFFS, Jairo Caovilla, destacou a satisfação e seu orgulho em participar do evento e agradeceu a todos que contribuem para o desenvolvimento do programa de Residência Médica: à direção e aos funcionários da UFFS; à direção e aos colaboradores do HCC; à coordenação e supervisão do programa; e aos médicos preceptores. “Agradeço, também, aos familiares dos formandos, por confiarem à nossa instituição a especialização de seus filhos. E, especialmente, agradeço aos formandos por escolherem a nossa instituição. O período que passaram no Hospital de Caridade de Carazinho fará, sem duvidas, a diferença em suas vidas, como médicos especialistas em clínica médica. Parabéns por essa importante conquista! Desejo a vocês sucesso no desempenho desta apaixonante profissão que escolheram”, ressaltou.

O coordenador do programa de Residência Médica do HCC, Darlan Martins Lara, explicou que a sua função é fazer a ponte entre a universidade e o campo de prática, estreitando essa relação e aprimorando os processos. “É fundamental que todos nós possamos continuar pensando em crescer e construir algo melhor sempre. E é nesse sentido que a coordenação da residência vai continuar trabalhando, certos do apoio incondicional da direção do hospital, da universidade federal, de todo o nosso corpo clínico e do nosso grupo de preceptores”, destacou, parabenizando, em seguida, os formandos pela conquista. “Gunnar e Fernanda, parabéns e obrigado. Vocês construíram conosco essa história e temos a certeza de que irão levar consigo um pouquinho de cada um de nós e irão deixar muito de vocês aqui”, finalizou.

Do mesmo modo, o supervisor da especialidade de Clínica Médica, do Programa de Residência Médica, Gerson Luís Urnau, salientou sua alegria em formar mais dois médicos residentes e enalteceu a competência e o profissionalismo dos concluintes. “Pra nós é uma vitória formar mais dois médicos residentes, porque isso não começou nessa formatura, começou há alguns anos, de forma até mesmo desacreditada. Mas, graças ao esforço da universidade, da direção do HCC, de seus colaboradores, de sua equipe multiprofissional e de seu corpo clínico, esse sonho tornou-se uma realidade. Por isso, essa conquista não é isolada, é uma vitória de todos”, comemorou.

O diretor da UFFS, campus Passo Fundo, Vanderlei de Oliveira Farias, evidenciou a qualidade da estrutura disponibilizada pelo HCC para o desenvolvimento das atividades de ensino e formação. “O cenário de prática que temos em Carazinho hoje é fantástico, por isso, eu quero assegurar que o Gunnar e a Fernanda estão saindo daqui muito bem formados e essa segurança, essa crença que eu tenho hoje, é o resultado de uma conjunção de forças que atuaram juntas para que desse certo. O sucesso de uma ideia só acontece quando os parceiros são bons, são corajosos, quando querem realmente que dê certo. O HCC abraçou essa ideia da residência de tal modo que eu só consigo vislumbrar um futuro brilhante pela frente”, destacou.

Por sua vez, o presidente do hospital, Jocélio Cunha, ressaltou o empenho da direção do HCC e de todos os seus colaboradores, a fim de consolidar a instituição como uma referência regional no âmbito da saúde, através da qualificação de sua estrutura física, tecnologia e profissional, visando, sempre, a excelência do atendimento à comunidade. Também, lembrou de quando o hospital começou a receber os estudantes do curso de Medicina, ainda em 2011, o que resultou, em 2015, na implantação da Residência Médica. 

Além disso, afirmou que o hospital tem projetos de ampliação do programa, destacando, inclusive, que a especialidade de Cirurgia Geral já está aprovada junto aos órgãos competente. Por fim, ainda, parabenizou os formandos da noite pela conquista. “Agradeço por vocês teres escolhido o HCC. Nós aprendemos muito com vocês e vocês, certamente, tiveram, ao longo desses dois anos, todo o apoio da preceptoria e da direção do hospital. Desejo todo o sucesso do mundo a vocês. Que continuem avançando cada vez mais”, concluiu.

O reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul, Jaime Giollo, ao encerrar a solenidade, cumprimentou a todos que, de alguma forma, são responsáveis pelo desenvolvimento do programa de Residência Médica do HCC e, de modo especial, os formandos, desejando-lhes um futuro brilhante. “É uma honra tê-los aqui nessa solenidade, foi uma honra tê-los aqui na região de abrangência da UFFS. Meus cumprimentos a vocês, por terem escolhido esse campo de prática para fazer a sua formação como especialistas. Por tudo que eu já ouvi com relação ao que acontece em Carazinho, estou certo de que vocês tiveram uma excelente experiência de vida, uma excelente formação”, frisou, enaltecendo as qualidades que o levam a indicar a Residência Médica da instituição de saúde. “Em Carazinho você encontra um coletivo entusiasmadíssimo, um coletivo que te permite as experiências totais dentro do espaço hospitalar e também de saúde local”, enfatizou.

Após a cerimônia de formatura, os convidados participaram de um jantar comemorativo.


Siga-nos!