HCC

Centro de Tratamento Intensivo

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HCC é o setor destinado aos pacientes com patologias graves que, apesar da necessidade momentânea do uso dos aparatos tecnológicos da unidade, possuem maior possibilidade de recuperação. No local, os pacientes são monitorados 24 horas por dia e recebem cuidados permanentes de uma equipe multidisciplinar, que conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social e nutricionista.
O atendimento humanizado é um dos diferenciais a UTI do HCC, pois, além de restabelecer a saúde dos pacientes, a equipe do setor preocupa-se em proporcionar a eles conforto e bem-estar, por meio de tratamentos de cromoterapia, musicoterapia, toqueterapia e aromaterapia. Essa preocupação é estendida, também, às famílias dos internados, que são acolhidas e informadas, constantemente, sobre o estado de saúde do ente querido, os cuidados e o tratamento direcionado a ele, as rotinas do setor e o funcionamento dos equipamentos utilizados.
O Hospital de Clínicas de Carazinho conta, desde março de 2022, com sua nova UTI, a qual é uma das mais modernas do Rio Grande do Sul, com equipamentos adquiridos de empresas líderes no mercado mundial. Toda a tecnologia investida, atualmente encontrada principalmente em instituições privadas, é destinada também para os pacientes internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Com aproximadamente 500m², ela tem capacidade para 10 leitos individualizados – 43% a mais que a unidade atual – sendo dois de isolamento, equipados com ventilação e pressurização, isto é, o ar que circula dentro do ambiente é tratado antes de ser devolvido à atmosfera, para evitar contaminações.

28 anos de UTI no HCC

A antiga UTI do HCC iniciou seu funcionamento, efetivamente, em 1994, contanto com sete leitos de internação, possuindo cerca de 207 m² e teve um custo de aproximadamente US$ 100 mil. Para o seu funcionamento até os dias de hoje, a Unidade contou com uma equipe de profissionais qualificados. O atual diretor técnico do HCC, Doutor Darlan Martins Lara, foi o primeiro médico a atuar na Unidade, juntamente com vários profissionais, já atuantes na instituição, e que vieram a integrar o corpo clínico.

Osvaldo Biolchi

Como forma de homenagem, a Direção do HCC atribuiu à nova UTI o nome de Osvaldo Biolchi, em reconhecimento ao seu legado. Osvaldo Aniceto Biolchi foi Advogado e Político Brasileiro, casou-se com Vera Lúcia Della Valle Biolchi, com quem teve três filhos, Juliana Della Valle Biolchi, Márcio Della Valle Biolchi e Clarissa Della Valle Biolchi. Como Deputado Federal participou assiduamente na evolução do HCC, destinando recursos e acompanhando o desenvolvimento da Instituição. Após um período de enfermidade, Osvaldo veio a falecer na nossa UTI. Cerca de 10 anos após seu falecimento, o trabalho em prol da comunidade de Carazinho continua através de seu filho, Márcio Biolchi, o qual muito contribuiu para a realização do sonho da nossa nova UTI Adulto.

Horário de Visita

Todos os dias, das 12:15h às 12:45h e das 18:20h às 18:40h.
Visitas religiosas: Todos os dias, das 15h às 16h.










Siga-nos!