HCC

Centro de Pesquisa em Oncologia é implementado no HCC

19/08/2019

Através da iniciativa - coordenada pela médica oncologista, Dra. Patrícia Pacheco -, os pacientes oncológicos da instituição poderão ser incluídos em protocolos de pesquisa e terão acesso a tratamentos promissores.

A Pesquisa Clínica consiste em um processo de investigação científica que envolve seres humanos. É por meio deste método, que pesquisadores encontram novas e melhores maneiras de prevenir, detectar, diagnosticar, controlar e tratar doenças. Todos os tratamentos disponíveis e realizados contra o câncer na atualidade, já passaram por estudos clínicos e foram aprovados para comercialização.

Para muitos pacientes, o ingresso em um estudo clínico representa a oportunidade de acesso a tratamentos inovadores. Com o intuito de proporcionar aos seus pacientes esse acesso, o Hospital de Caridade de Carazinho está implementando o Centro de Pesquisa em Oncologia.

Através da iniciativa - coordenada pela médica oncologista, Dra. Patrícia Pacheco -, os pacientes oncológicos da instituição poderão ser incluídos em protocolos de pesquisa e terão acesso a tratamentos promissores. “Atualmente, quando algum paciente possui os critérios para ser incluído em um estudo, realizamos o seu encaminhamento ao centro de pesquisa que possui o protocolo. Esses centros estão localizados em outras cidades, como Porto Alegre. Para participar de um protocolo, há a exigência de que a pessoa permaneça e faça todos os exames e tratamento na cidade em que está disponível o estudo, o que, muitas vezes, inviabiliza a participação dos nossos pacientes na pesquisa”, explica a oncologista.

Assim, com a implantação do Centro de Pesquisa, o serviço de Oncologia do HCC poderá participar de pesquisas conduzidas em diversos países. É importante salientar, ainda, que todos esses estudos passam primeiro por avaliação e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), o que garante o respeito aos direitos dos participantes durante todo o processo.

Além disso, conforme Dra. Patrícia, para participar em uma pesquisa clínica, o paciente deve atender a critérios estabelecidos, que mudam de estudo para estudo e, principalmente, autorizar sua inclusão, que ocorre de forma voluntária.

O primeiro estudo que o Centro de Pesquisa do HCC participará possui previsão de início em setembro deste ano. Ele consiste em uma pesquisa epidemiológica sobre pacientes com câncer de pulmão na América Latina. “Essa pesquisa, no entanto, não envolverá medicamentos. Será um estudo de coleta de dados, que visa reunir informações sobre o perfil dos pacientes, o tipo de tratamento que estão recebendo, resultados de exames. Através de investigações como essa, é possível conhecer as particularidades dos nossos pacientes, permitindo a identificação dos pontos a serem melhorados”, esclarece, destacando que esse será o ponto de partida para novos estudos.


Siga-nos!