HCC

Centro Oncológico


O serviço de Oncologia é responsável pelo tratamento do Câncer, que pode ser realizado através de cirurgia, quimioterapia, radioterapia, braquiterapia, imunoterapia, hormonioterapia, ou de procedimentos associados, conforme o tipo da doença e a sua localização, definidos através de critérios específicos.
A Quimioterapia é o tratamento do câncer realizado por meio de medicamentos. Ela pode ser utilizada sozinha ou acompanhada de cirurgia e radioterapia. Pode ser feita tomando comprimidos orais ou pela aplicação de injeções na pele, no músculo ou em veia. O tratamento pode ser feito ambulatorial ou com o paciente internado, dependendo do caso. Quando é feito ambulatorial, o paciente volta para casa no mesmo dia, ao término da aplicação.
Os medicamentos utilizados e a duração do tratamento variam de acordo com a doença e a sua reação a quimioterapia. Durante a quimioterapia, o paciente faz várias consultas e exames que mostram como está seu organismo, a doença e se o tratamento deve ou não ser modificado.
A quimioterapia não é um tratamento fácil, mas ela tem sido determinante no processo de cura.
O paciente com diagnóstico de Câncer necessita uma assistência diferenciada, pois carrega junto ao diagnóstico o estigma da doença, incertezas, medo, depressão, ansiedade, mas, também, muita vontade de viver.
Por isso, o cuidado exige momentos de atenção, de zelo, de ocupação e de preocupação com o outro.
O profissional de enfermagem, que atua na equipe de Oncologia, permanece ao lado do paciente durante o processo saúde-doença, o que é primordial para o sucesso do tratamento, pois ele está preparado para enfrentar a problemática dos tratamentos oncológicos, prestando, assim, a assistência humanizada.
Os cuidados ao paciente oncológico visam, principalmente, a orientação do tratamento, das ações de conforto, de integridade física e terapêutica, além da manutenção do equilíbrio emocional, enfatizando o aspecto humano do cuidado.

Farmácia Oncologia

Atualmente, o tratamento do Câncer não é somente uma preocupação dos Oncologistas. A equipe de multidisciplinar vem adquirindo papel fundamental na assistência aos pacientes, sendo a melhor forma de obter resultados positivos e oferecer qualidade de vida na luta contra a doença.
No setor de Oncologia, o Farmacêutico é o principal instrumento para garantir a qualidade da farmacoterapia. Suas atribuições vão do simples ato da dispensação de medicamentos, até a manipulação propriamente dita.
Com o constante desenvolvimento desse setor, o Farmacêutico é desafiado a manter-se sempre informado sobre as novas terapias que surgem, tendo que conhecer, em detalhes, os aspectos farmacológicos dos medicamentos em uso.
Por meio da assistência farmacêutica, o profissional torna-se corresponsável pela qualidade de vida do paciente, com o propósito de alcançar resultados terapêuticos concretos. Esta atividade é realizada no início do ciclo de quimioterapia ou hormonioterapia e no transcorrer da terapia de suporte.
Para cada tratamento, o Farmacêutico realiza funções específicas. Na terapia oral, por exemplo, o paciente recebe orientações sobre o horário correto que deve tomar o medicamento, os efeitos adversos associados, a conservação e as possíveis alterações que o organismo possa sofrer. Já na terapia injetável, o Farmacêutico tem participação ativa, já que é responsável pela aquisição, armazenamento e conservação adequada dos medicamentos, desde o seu recebimento, manipulação até o momento em que é realizada sua administração.
Além disso, em todos os tratamentos terapêuticos são analisados as compatibilidades entre medicamentos, seus diluentes, período de tempo até que a medicação faça efeito, estabilidade do medicamento e suas condições de conservação.
O controle dos sintomas dos pacientes é de total importância, pois o foco da atenção farmacêutica para o paciente oncológico está no aconselhamento e monitoramento da terapia farmacológica. O aconselhamento aos pacientes oncológicos é importante para o melhor entendimento e conscientização sobre o uso correto dos medicamentos, precedido de todas as informações necessárias para garantir a adesão e sucesso do tratamento, possibilitando, assim, uma recuperação mais rápida e eficaz.
Siga-nos!