HCC

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU é um serviço desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias de Saúde Estaduais e as Secretarias Municipais de Saúde. Seu objetivo é chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência, que possa ocasionar sofrimento, sequelas ou, até mesmo, a morte.
O município de Carazinho conta com três unidades de atendimento do SAMU: o Suporte Básico de Vida, o Suporte Avançado e, mais recente, atendimento da Motolância, cuja a gestão das equipes assistenciais está a cargo do Hospital de Clínicas de Carazinho.
Em situações de urgência e emergência, para solicitar o atendimento, basta ligar para o número 192. Essa ligação será direcionada à Central de Regulação Estadual de Urgências, localizada em Porto Alegre, de onde uma atendente irá solicitar algumas informações, como o motivo da ligação, nome, endereço, município e ponto de referência. A partir daí, a mesma ligação é repassada para um médico, que irá transmitir orientações ao solicitante. Enquanto isso, as ambulâncias do SAMU são acionadas para ir até o local e realizar o atendimento.

Siga-nos!