HCC

Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante

A CIHDOTT é uma Comissão Intra-hospitalar formada por equipe multiprofissional da área de saúde, que tem a finalidade de organizar, no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes.

Informações

O que é transplante?

Consiste em um processo cirúrgico, cujo objetivo é transferir um órgão ou tecido de um doador, vivo ou morto, para uma pessoa doente (receptor) que não responde aos tratamentos convencionais.

Quando podemos ser doadores?

Pacientes com diagnóstico de morte encefálica são potenciais doadores, mas, para que isto aconteça, é necessária a autorização da família. Por isso, é importante ter uma conversa com a sua família manifestando o desejo de ser um doador.

Quantas partes do corpo podem ser aproveitadas para transplante?

Coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córnea, vasos, pele, ossos e tendões. Um único doador poderá salvar inúmeras vidas.

Quem irá receber os orgãos doados?

Pacientes inscritos em uma lista única, organizada pela Central de Transplantes.

Como podemos ter certeza da morte encefálica?

Existe uma regulamentação do Conselho Federal de Medicina, que estabelece a realização de exames clínicos, por médicos diferentes, com um intervalo de 6 horas e mais um exame complementar para fechar o diagnóstico.

O que acontece após autorizar a doação?

Se houver receptores compatíveis, os órgãos serão retirados por uma equipe especializada, no bloco cirúrgico, respeitando e preservando o corpo do doador sem causar qualquer deformidade.

Equipe

Aline de Ávila - Gerente Assistencial
Franciele Guimarães - Assistente Social
Marcia Reisdoerfer - Assistente Social
Carla Both – Enfermeira
Camila Eglior - Enfermeira
Deixe sua marca.
Multiplique vida.
Doe órgãos!

Comunique a sua família que você é um doador!

Siga-nos!