HCC

Covid-19: HCC enfrenta seu pior momento diante da Pandemia

29/04/2021

O número de pessoas internadas com Covid-19 e recebendo atendimento em decorrência da doença vem aumentando e preocupando autoridades e profissionais da saúde. A taxa de ocupação, desde a última quinta-feira (22), está oscilando entre 150% e 200%, gerando uma instabilidade do sistema de saúde da Instituição, que hoje atende 20 municípios, totalizando mais de 200 mil pessoas.

Nas últimas semanas o Hospital de Caridade de Carazinho vem sofrendo as consequências da Pandemia como nunca antes havia acontecido desde o ano passado. O número de pessoas internadas com Covid-19 e recebendo atendimento em decorrência da doença vem aumentando e preocupando autoridades e profissionais da saúde. A taxa de ocupação, desde a última quinta-feira (22), está oscilando entre 150% e 200%, gerando uma instabilidade do sistema de saúde da Instituição, que hoje atende 20 municípios, totalizando mais de 200 mil pessoas.

O HCC, desde o início da Pandemia, buscou recursos para se reestruturar e receber os pacientes com à Covid-19, neste sentido a Instituição conta hoje com 9 leitos de UTI e 27 leitos de isolamento clínicos. No final da tarde de sexta-feira (23), além dos 7 pacientes em UTI geral, a Instituição atendia 18 pacientes em UTI Covid-19, o dobro da capacidade, e 27 pacientes em leitos clínicos. Neste sentido, quatro pacientes foram removidos para hospitais de referência, ao longo do sábado (24).

Desde o ano passado, o HCC investiu em uma nova e própria usina de oxigênio, o que hoje dá autonomia para à instituição para este insumo tão importante na luta contra à Pandemia. Mas, a grande preocupação, com esse número elevado de pacientes em UTI, é a falta de medicamentos, principalmente do “Kit Intubação”. O Hospital de Caridade de Carazinho oficiou, ainda no sábado (24), o Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, Ministério Público do Rio Grande do Sul e o Ministério Público Federal, quanto a falta destes medicamentos.

Na segunda-feira (26), o HCC conseguiu com hospitais da região e do Grupo Hospitalar Conceição de Porto Alegre, este através do apoio do Deputado Federal Márcio Biolchi, o empréstimo de medicamentos que cobre a demanda por dois dias. O HCC ainda aguarda posicionamento dos órgãos competentes, de mais medicamentos, os quais vem sendo distribuídos pelo Exercito Brasileiro.   

Para o presidente do HCC, Jocélio Cunha, diante da atual situação foi mobilizado a Direção, Administração e setores da Instituição, que estão em constante diálogo com autoridades Estaduais e Federais para superar esta situação tão difícil. “Os medicamentos são essenciais durante a intubação, o que é considerada um procedimento salvador de vidas. Nós estamos fazendo o possível para combater à Pandemia. Essa é mais uma luta árdua para todos os profissionais de saúde”, diz.

A orientação é que a população procure a Instituição em caso de urgência e emergência, buscando, quando se trata de casos leves, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A situação continua extremamente grave. A pandemia não acabou: proteja a si mesmo e as pessoas ao seu redor tomando as precauções apropriadas, como lavar as mãos, manter o distanciamento social e usar máscara. Siga as recomendações da autoridade local de saúde. Nós estamos aqui por vocês. Esse é um apelo do Hospital de Caridade de Carazinho. Cuide-se!


Siga-nos!