HCC

Serviço da Tenda de Triagem Externa do HCC encerra nesta terça-feira (31)

31/08/2021

A decisão foi tomada, em conjunto, levando em consideração a redução do número de internações e de casos ativos da Covid-19 e a estabilização da curva epidemiológica. Pacientes com sintomas gripais devem se direcionar a Tenda de Triagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

Durante a Pandemia, os munícipes de Carazinho e região contaram com o atendimento da Tenda de Triagem Externa do Hospital de Caridade de Carazinho, que atendia excepcionalmente, pacientes com sintomas gripais. Aproximadamente 19 mil atendimentos foram realizados nesse serviço, durante seu período de funcionamento.

O objetivo foi qualificar o atendimento à comunidade, garantindo maior segurança aos profissionais de saúde e aos pacientes internados. Ele foi criado para atuar junto ao sistema de acolhimento e classificação de risco do Serviço de Emergência e, de início, contou com o apoio do 38º Batalhão da Brigada Militar e do SEST SENAT. Em julho de 2020, com o apoio do Executivo Municipal de Carazinho foi possível melhorar as instalações, o que veio acontecendo até o momento.

Segundo a plantonista atuante na Tenda, Doutora Larissa Fauth, o serviço possibilitou atendimento rápido e individualizado dos pacientes com algum sintoma respiratório, que muitas vezes demandavam de atendimento imediato. “Além disso, tornou o atendimento aos demais pacientes, sem suspeita, mais seguro no que diz respeito à transmissão. O trabalho da equipe da tenda permitiu identificar e isolar os casos suspeitos e cumpriu o propósito a ele designado, que foi o combate à covid-19, o que pode ser observado agora com a drástica redução das internações e mortes pela doença”, explica Larissa.

Levando em consideração a redução do número de casos ativos da Covid-19, nas internações e a estabilização da curva epidemiológica dos casos no município, o Hospital de Caridade de Carazinho, juntamente com a Secretaria Municipal da Saúde, informam que a partir de 31 de agosto os serviços e atendimentos da Tenda de Triagem serão encerrados. Os usuários do SUS que tenham suspeita ou necessitem de consulta médica e acompanhamento devem se direcionar a Tenda de Triagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que continua ocorrendo normalmente, das 7h às 19h.

Para a secretária de Saúde, Anelise Almeida, a triagem instalada no HCC desde o início da pandemia, foi de suma importância a toda a população de Carazinho. “Ela proporcionou uma equipe específica para a triagem dos pacientes, agilizando o atendimento, orientando a comunidade, ofertando o serviço a todos que procuraram. Foi um período em que Carazinho teve toda a segurança diante da situação, que todos seriam atendidos como ocorreu. A retirada da tenda neste momento só se faz possível devido a diminuição nos casos ativos, média de positivos diária e diminuição nas internações, tendo o reconhecimento do trabalho realizado com tanta dedicação por todo este período”, diz Anelise.

O Diretor Técnico da UPA Carazinho, Doutor Gustavo Espanhol, ressalta que a partir de agora os atendimentos de suspeitos de Covid-19 estarão concentrados na tenda de triagem da UPA, a qual também é um local de referência para o pronto atendimento de síndrome gripal e que o HCC continuará sendo a referência para o atendimento de pacientes de média e alta complexidade com Covid-19. “O serviço da tenda no HCC ajudou na sobrecarga de atendimentos, teve importância para desafogar o grande número de consultas na UPA e também facilitou o acesso dos pacientes que moram na região mais central de Carazinho como também dos bairros próximos ao HCC”, destaca.

A retirada da estrutura do HCC, leva em consideração a situação atual da Covid-19 em Carazinho, apesar disso, a Secretaria de Saúde e o HCC alertam a população em relação a doença, destacando, que apesar do controle no número de casos, é necessário manter os cuidados básicos para evitar a disseminação do vírus, como o uso de máscara em ambientes fechados, utilização de álcool em gel e sempre que possível manter o distanciamento social.


Siga-nos!