HCC

Covid-19: aumento dos casos ativos e atendimentos preocupa profissionais do HCC

04/02/2022

Na última segunda-feira (31), o município registrou 15.138 casos, sendo 13.890 curados, e 986 casos ativos, o maior já registrado na Pandemia. Além disso, no Hospital de Caridade de Carazinho registrou um aumento significativo em internações.

Carazinho registrou no mês de janeiro, um aumento significativo nos casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Esse aumento preocupa autoridades e profissionais de saúde, pelo agravo da doença, resultando na procura dos serviços de saúde, o que pode gerar uma desestabilidade no atendimento hospitalar.

O Hospital de Caridade de Carazinho, em nota, divulgou ainda janeiro, solicitando à população que somente busque o Serviço de Emergência nas situações clínicas de maior gravidade e que nos casos de síndrome gripal, somente serão atendidos os casos moderados ou graves, e que, não serão realizados testes em pessoas assintomáticas ou com sintomas leves, os quais devem procurar a rede de atenção primária do município ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Na última segunda-feira (31), o município registrou 15.138 casos, sendo 13.890 curados, e 986 casos ativos, o maior já registrado na Pandemia. Além disso, no Hospital de Caridade de Carazinho registrou um aumento significativo em internações nos leitos de UTI, com 4 pacientes, e nos leitos clínicos, 15 pacientes, totalizando 19 pacientes internados.

O HCC ainda reitera que todas as ações adotadas desde o início da pandemia, continuam vigorando, como por exemplo: as visitas aos pacientes internados estão suspensas, está permitido apenas um acompanhante por paciente internado, sendo autorizado o revezamento uma vez por turno, está restringido a visita aos recém-nascidos na maternidade, os serviços de fotografia em partos estão suspensos. Mais informações sobre as ações acesse o site: www.hcc.org.br.

De modo geral, recomenda-se que as pessoas somente venham ao hospital em casos de extrema necessidade, em situações não graves, de qualquer causa, que as pessoas busquem atendimento nas unidades de saúde, na UPA ou na rede privada, conforme cada caso. Desse modo, evitando a sobrecarga do serviço de Emergência e a sua própria exposição a risco de contaminação e no caso de apresentar sintomas gripais, adote medidas de isolamento social, utilize máscaras quando entrar em contato com outras pessoas e mantenha sua casa arejada e com circulação de ar.

Na manhã de sexta-feira (04), o HCC possuía 7 pacientes internados na UTI COVID-19, sendo 6 confirmados e 1 suspeito, e 10 pacientes em leitos clínicos, sendo 8 confirmados e 2 suspeitos. O HCC disponibiliza, 9 leitos de UTI Covid-19, sendo 6 SUS e 3 privados, e 11 leitos clínicos para Covid-19. As informações sobre o panorama da Covid-19 você encontra do aplicativo do HCC, na sua loja de aplicativo.

O diretor técnico do HCC, Doutor Darlan M. Lara, ressalta a importância de todos no combate à Covid-19 e demais vírus que estão circulando, onde é preciso agir em conjunto: autoridades, profissionais de saúde e comunidade. “Desde o final do ano de 2021, a tenda Covid-19 foi desativada e os atendimentos primários e secundários ficaram a cargo das unidades de saúde (ESFs) e da UPA, restando ao HCC a função de retaguarda para os casos moderados e graves ou de urgência e emergência. Com esse aumento nos números e na procura de atendimento, reiteramos a importância da população estar ciente de onde procurar o melhor serviço, de acordo com as necessidades de cada paciente, onde o mesmo possa ser atendido de forma eficiente e correta”, finaliza.

 


Siga-nos!