HCC

SAMU de Carazinho comemora oito anos de atuação

28/05/2019

Desde a sua implantação, em 2011, o SAMU realizou mais de 17.500 atendimentos, uma média de, aproximadamente, 2.187 por ano.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU de Carazinho comemorou, nesta semana, mais um ano de atuação. Desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Estadual Saúde e as Secretarias Municipais, o serviço foi efetivado no município em 2011, com o Suporte Básico de Vida, sendo ampliado em 2012 com o Suporte Avançado de Vida (UTI Móvel) - cuja operação é do Hospital de Caridade de Carazinho -, e em 2014 com o serviço de Motolância. 

Desde a sua implantação, o SAMU realizou mais de 17.500 atendimentos, uma média de, aproximadamente, 2.187 por ano. Considerando apenas a unidade avançada – aquela que conta com profissional médico -, foram socorridos 4.870 pacientes, de 2011 a 2018.

De acordo com o enfermeiro coordenador do SAMU do município, Cléverson Metzdorf, a maior incidência de atendimentos é, geralmente, de casos clínicos, como mal-estar, convulsões, Acidente Vascular Cerebral - AVC e pressão alta. Em seguida, estão as ocorrências de acidentes de trânsito, atropelamentos e quedas. “De janeiro a maio de 2019, por exemplo, foram socorridas 252 pessoas acidentadas – 13 a mais que em 2018 e 36 a mais que em 2017, no mesmo período de tempo”, revela. 

O enfermeiro explica que o objetivo de SAMU é chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência, que possa ocasionar sofrimento, sequelas ou, até mesmo, a morte.

Nessas situações, portanto, para solicitar o atendimento, basta ligar para o número 192. Essa ligação será direcionada à Central Estadual de Regulação, localizada em Porto Alegre, de onde uma atendente irá solicitar algumas informações, como o motivo da ligação, nome, endereço, município e ponto de referência. A partir daí, a mesma ligação é repassada para um médico, que irá transmitir orientações ao solicitante. Enquanto isso, as ambulâncias do SAMU de Carazinho já são acionadas para ir até o local e realizar o atendimento.

O Suporte Avançado é composto por uma equipe de 16 profissionais, entre médicos, enfermeiros e condutores.

 


Siga-nos!