HCC

SAMU recebe nova motolância através de esforços do HCC e da Prefeitura Municipal

18/10/2021

Através do desejo de dar um atendimento mais qualificado e rápido a sociedade, em 2014 o SAMU Carazinho conseguiu implantar o Serviço de Motolância. A principal função desse serviço é chegar o mais breve possível aos atendimentos.

Na tarde de segunda-feira (18), a Direção do Hospital de Caridade de Carazinho esteve na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), onde o mesmo recebeu uma nova Motolância, destinada pela Prefeitura Municipal de Carazinho, através da Secretaria Municipal de Saúde.   

Através do desejo de dar um atendimento mais qualificado e rápido a sociedade, em 2014 o SAMU Carazinho conseguiu implantar o Serviço de Motolância. A principal função desse serviço é chegar o mais breve possível aos atendimentos. Uma moto toda equipada com equipamentos e medicações, dando atendimento correto ao paciente até a chegada da ambulância, tendo uma facilidade maior de passar por um trânsito muito intenso, por exemplo.

Em fevereiro de 2021, houve um acidente com perda total da motolância usada pelo SAMU Carazinho. O coordenador do SAMU, enfermeiro Cleverson Metzdorf, explica que durante esse período, fez muita falta esse serviço, mas os atendimentos continuaram funcionando da melhor forma possível. “Conseguimos agora ter essa moto nova, moderna e totalmente equipada, servindo para dar um atendimento melhor para as pessoas. Nos próximos dias ela entrará em funcionamento, contando com dois profissionais capacitados, cobrindo 12 horas diárias”, explica Cleverson. 

Ele ainda, agradece, em nome de toda a equipe do SAMU Carazinho, a Administração Municipal e o Hospital de Caridade de Carazinho, pelo esforço diário para manter o serviço, organizado e com destaque em toda região do norte do Rio Grande do Sul.

Para o Prefeito Milton Schmitz, esse é um trabalho fundamental que tem a frente uma qualificada equipe de profissionais de saúde que muito orgulha. “Para nós é um ato bastante importante, pois sabemos e temos observado diariamente do cuidado que o SAMU tem com a nossa população. É um trabalho maravilhoso que todos fazem e queremos agradecer esse trabalho. Esse é o nosso modelo de gestão, produzindo melhores condições para os servidores e munícipes. Estamos contentes de poder fazer nosso papel”, ressalta Milton.

O presidente do HCC, Jocélio Cunha, ressalta que o SAMU é um serviço de extrema importância para Carazinho e região e conta com uma equipe de profissionais capacitados, que atendem os cidadãos de forma ágil e eficiente. “Nós como Instituição, nos orgulhamos muito da equipe do SAMU. Pois é referência em atendimento pré-hospitalar, atendendo conforme os protocolos, garantindo acesso do paciente ao Hospital ou a unidade de saúde adequada. A motolância veio para reforçar esse serviço. Agradeço o apoio do Executivo Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde, que sempre e prontamente atendem as demandas do HCC”, disse Jocélio.

SAMU – 192 de Carazinho

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU é um serviço desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias de Saúde Estaduais e as Secretarias Municipais de Saúde. Seu objetivo é chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência, que possa ocasionar sofrimento, sequelas ou, até mesmo, a morte.

O município de Carazinho conta com três unidades de atendimento do SAMU: o Suporte Básico de Vida, o Suporte Avançado e, mais recente, atendimento da Motolância, cuja a gestão das equipes assistenciais está a cargo do Hospital de Caridade de Carazinho.

Em situações de urgência e emergência, para solicitar o atendimento, basta ligar para o número 192. Essa ligação será direcionada à Central de Regulação Estadual de Urgências, localizada em Porto Alegre, de onde uma atendente irá solicitar algumas informações, como o motivo da ligação, nome, endereço, município e ponto de referência. A partir daí, a mesma ligação é repassada para um médico, que irá transmitir orientações ao solicitante. Enquanto isso, as ambulâncias do SAMU são acionadas para ir até o local e realizar o atendimento.


Siga-nos!