HCC

HCC moderniza sistema de comunicação do SAMU – 192 Carazinho

10/04/2023

O SAMU – 192 de Carazinho passou a contar com um novo sistema de rádios de comunicação portáteis para comunicação interna entre os profissionais da equipe, os quais foram locados pelo Hospital de Caridade de Carazinho, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Carazinho.

O SAMU – 192 de Carazinho passou a contar com um novo sistema de rádios de comunicação portáteis para comunicação interna entre os profissionais da equipe, os quais foram locados pelo Hospital de Caridade de Carazinho, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Carazinho.  

O objetivo é atender uma demanda que possibilita uma série de benefícios à população atendida pelo serviço, moderniza o sistema de comunicação do SAMU e torna a comunicação mais ágil e completa. O proposito ainda é solicitar apoio entre as equipes do Suporte Básico, Suporte Avançado e a Motolância.

Segundo o responsável técnico de enfermagem do SAMU, enfermeiro Cleverson Metzdorf, nas ambulâncias, cada segundo conta, em um ambiente tão específico, nem todas as soluções são adequadas para acolher a comunicação entre membros da equipe. “O telefone, por exemplo, pode perder o sinal em áreas remotas ou em determinados pontos. O mesmo acontece com a comunicação por internet. Neste sentido, a radiocomunicação é a melhor opção para a transmissão de mensagens”, explica.

Cleverson ainda ressalta que os profissionais no SAMU recebem respostas e orientações imediatas. “Com a novidade não há mais prejuízo no tempo disposto para a comunicação entre a equipe, pois a interação acontece de modo imediato”, explicou, salientando ainda que esse é um novo serviço, inédito na região, uma vez que hoje o SAMU-192 Carazinho é o mais completo da região norte do estado.

Para o médico responsável técnico do SAMU, Dr. Felipe M. Piva, esse era um desejo antigo da equipe do SAMU e com a parceria entre o Município de Carazinho e o HCC foi possível agregar esse serviço. “Esses equipamentos irão facilitar a comunicação entre as equipes. Hoje sabemos que em alguns locais, os telefones não tem sinais, dificultando a comunicação. Teremos um melhor deslocamento da nossa equipe, trazendo benefícios para a comunidade na agilidade dos atendimentos”, disse Dr. Piva.

Lembrando que para atendimento, o cidadão deve ligar para o número 192, uma vez que para contatar o SAMU, em caso de urgência e emergência, é somente através desse número.

SAMU – 192 Carazinho

O município de Carazinho conta com três unidades de atendimento do SAMU: o Suporte Básico de Vida, o Suporte Avançado e atendimento da Motolância, cuja a gestão das equipes assistenciais está a cargo do Hospital de Caridade de Carazinho.

Em situações de urgência e emergência, para solicitar o atendimento, basta ligar para o número 192. Essa ligação será direcionada à Central de Regulação Estadual de Urgências, localizada em Porto Alegre, de onde uma atendente irá solicitar algumas informações, como o motivo da ligação, nome, endereço, município e ponto de referência. A partir daí, a mesma ligação é repassada para um médico, que irá transmitir orientações ao solicitante. Enquanto isso, as ambulâncias do SAMU são acionadas para ir até o local e realizar o atendimento. Tudo isso, em um curto período de tempo, de forma ágil e precisa.


Siga-nos!