HCC

SAMU de Carazinho atendeu 1.983 ocorrências em 2017

17/01/2018

Do total de atendimentos, a maior incidência foi de casos clínicos, como mal-estar, convulsões, Acidente Vascular Cerebral - AVC e pressão alta, somando 1.116 registros. Em seguida, estão as ocorrências de acidentes, que contabilizaram 534 pacientes socorridos.

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU de Carazinho realizou 1.983 atendimentos em 2017, uma média de 165 por mês - registrados pelo Suporte Básico de Vida e pelo Suporte Avançado. Considerando apenas a unidade avançada – aquela que conta com profissional médico -, cuja operação é do Hospital de Caridade de Carazinho, foram socorridos 684 pacientes no ano passado.

De acordo com o enfermeiro coordenador do SAMU do município, Cleverson Metzdorf, do total de atendimentos, a maior incidência foi de casos clínicos, como mal-estar, convulsões, Acidente Vascular Cerebral - AVC e pressão alta, somando 1.116 registros. Em seguida, estão as ocorrências de acidentes, que contabilizaram 534 pacientes socorridos.

Além disso, segundo ele, de janeiro a dezembro, foram atendidos 82 casos de cunho violento, entre agressões, ferimentos por arma branca e por arma de fogo, e realizado o transporte de 130 pacientes para hospitais de outras cidades. No mesmo período, ainda, o SAMU socorreu 14 gestantes e registrou 65 constatações de óbito.

Sobre o SAMU:

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU é um serviço desenvolvido pela Secretaria de Saúde dos estados, em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde. Seu objetivo é chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência, que possa ocasionar sofrimento, sequelas ou, até mesmo, a morte.

O município de Carazinho conta com duas unidades de atendimento do SAMU: o Suporte Básico de Vida, que é administrado pela Secretaria Municipal de Saúde, e o Suporte Avançado, cuja operação é do Hospital de Caridade de Carazinho. O Suporte Avançado é composto por uma equipe de 16 profissionais, entre médicos, enfermeiros e condutores.

Em situações de urgência e emergência, para solicitar o atendimento, basta ligar para o número 192. Essa ligação será direcionada à Central de Regulação Estadual de Urgências, localizada em Porto Alegre, de onde uma atendente irá solicitar algumas informações, como o motivo da ligação, nome, endereço, município e ponto de referência. A partir daí, a mesma ligação é repassada para um médico, que irá transmitir orientações ao solicitante. Enquanto isso, as ambulâncias do SAMU são acionadas para ir até o local e realizar o atendimento. 

 


Siga-nos!