HCC

HCC quadruplica a capacidade de geração de oxigênio através de nova usina

12/04/2021

O Hospital de Caridade de Carazinho pensando na demanda de consumo do Oxigênio, em razão da Covid-19 e outras doenças, realizou um investimento de aproximadamente R$ 750 mil, na aquisição de uma nova e moderna Usina de Geração de Oxigênio. A aquisição conta com o apoio do Deputado Federal Márcio Biolchi.

O Hospital de Caridade de Carazinho pensando na demanda de consumo do Oxigênio, em razão da Covid-19 e outras doenças, realizou um investimento de aproximadamente R$ 750 mil, na aquisição de uma nova e moderna Usina de Geração de Oxigênio, a qual quadruplica a capacidade de geração de oxigênio total do HCC, prevendo ainda expansão futura da Instituição. A aquisição conta com o apoio do Deputado Federal Márcio Biolchi.

Na última quinta-feira (08), a nova usina iniciou seu funcionamento com dois concentradores, os quais produzem juntos 40 m³ por hora de Oxigênio a 95% de pureza. Esse tipo de Usina, utiliza a tecnologia de Pressure Swing Adsorption (PSA), que através de uma peneira molecular, faz a geração de Oxigênio Medicinal, o qual é utilizado pelos pacientes em tratamento médico. Além disso, ela segue todos os padrões técnicos preconizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O presidente do HCC, Jocélio Cunha, ressalta que investir na estrutura e em equipamentos de qualidade vem sendo prática constante para melhor atender a população. “A tecnologia de ponta na gestão hospitalar deve ser trabalhada constantemente para oferecer uma assistência médica e avançada de qualidade, com equipamentos, recursos diagnósticos e terapêuticos. Esta nova e moderna Usina vem ao encontro do planejamento estratégico da direção, e que está trazendo grandes benefícios a toda população regional que atendemos na Instituição”.

Essencial para a vida, o oxigênio é de suma importância no ambiente hospitalar, em todos os seus níveis, desde a emergência, até em cirurgias mais complexas, utilizado nos mais diversos ambientes da saúde. Com a Covid-19, o Oxigênio se tornou indispensável na luta contra a doença, uma vez que ela atinge principalmente o sistema respiratório.

Além de suprir o consumo atual de Oxigênio utilizado no HCC, incluindo a UTI Covid-19 e a UTI geral, a nova Usina também comporta uma expansão futura da Instituição, dentre elas a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que contará com de 10 leitos, e que está na fase final de construção.


Siga-nos!