HCC

Cânceres de Mama e Próstata são os mais incidentes na Oncologia do HCC

17/08/2023

Na lista os mais recorrentes ainda seguem o Câncer de Mama, com 25% dos casos, e o Câncer de Próstata, com 15% dos casos, seguidos pelo Câncer de Pulmão, com 6% dos casos, o Câncer de Cólon, com 5% dos casos, entre outros...

O Hospital de Caridade de Carazinho levantou os percentuais de tipos de canceres mais recorrentes do primeiro semestre de 2023 no Serviço de Oncologia da instituição. Na lista os mais recorrentes ainda seguem o Câncer de Mama, com 25% dos casos, e o Câncer de Próstata, com 15% dos casos, seguidos pelo Câncer de Pulmão, com 6% dos casos, o Câncer de Cólon, com 5% dos casos, entre outros...

Segundo o ginecologista e obstetra do HCC, Dr. Eduardo Lotti, o Câncer de Mama é o segundo Câncer mais comum em mulheres no mundo todo e no Rio Grande do Sul ele é o que mais tem incidência. “Os fatores de risco são a idade, primeira menstruação precoce, menopausa após os 55 anos, mulheres que não engravidaram durante a vida, primeira gestação após os 30 anos, obesidade pós menopausa, alcoolismo, tabagismo, entre outros. Recomenda-se que a mulher faça regularmente a mamografia após 40 anos e tenha uma rotina anual com ginecologista”, explica Dr. Lotti.

Já o urologista do HCC, Dr. Guilherme Marx, explica que entre os homens o câncer de próstata é o mais incidente, acompanhado pelo de pele. “Normalmente, o principal fator é a idade, após os 60 anos ele tem uma incidência muito grande. A estimativa é que no Brasil, a cada 40 homens, 1 vai morrer de câncer de próstata. O Câncer de Próstata está sendo diagnosticado precocemente por conta das campanhas que vem sendo realizadas, que visam estimular o homem à procurar atendimento de uma maneira mais precoce para evitar complicações. Não existe uma prevenção clara sobre o Câncer de Próstata, mas sim o diagnóstico precoce. Quando ele é descoberto nas fases iniciais, a chance de cura é muito grande. Os cuidados básicos são: alimentação saudável, fazer exercícios físicos, evitar o álcool e o tabagismo... Nos últimos anos, melhoramos o diagnóstico, através de biopsias e ressonâncias, detectando a neoplasia cedo e realizando um tratamento mais adequado”, disse Guilherme.          

O médico oncologista clínico do HCC, Dr. Luciano Alt, ressalta que no Serviço de Oncologia do HCC, é possível observar que no ano de 2023 teve a mesma tendência de vários anos: os cânceres de mama e próstata são os que mais incidem e tem a maior parte de pessoas em tratamento. “São 2 doenças que tem rastreio, isto é, as pessoas podem procurar fazer exames antes de terem sintomas. Estas doenças não costumam dar sintomas no início, por isso é importante que homens e mulheres tenham regularidade em realizar exames para procurar estas doenças no início. Também observamos que os cânceres intestinais e de pulmão tem aumentado suas incidências, por isso, adotar estratégias para reconhecer o início destas doenças também se faz necessário. Infelizmente, quando as doenças citadas não são diagnosticadas precocemente, as chances de cura diminuem e as chances de complicações e limitações aumentam”, disse Dr. Luciano, ressaltando que esses números seguem a estatística nacional e, até mesmo, mundial.

 

Oncologia HCC

O setor de Oncologia preocupa-se com a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dos casos de câncer. No local, são atendidos pacientes com mais de 16 anos, que acessam o serviço através de convênios, pelo Sistema Único de Saúde - por intermédio do SISREG (Sistema Nacional de Regulação) - ou de forma particular.

Além disso, o setor conta com o trabalho de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeira, técnicos de enfermagem, farmacêutica, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social e nutricionista.

A Oncologia do HCC é referência para uma população de aproximadamente 200 mil habitantes. Nela, são atendidos pacientes oncológicos de sete municípios da microrregião de Carazinho, que pertencem à 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Passo Fundo, e de 13 municípios da 15ª CRS, com sede em Palmeira das Missões.


Siga-nos!