HCC

Oncologia do HCC, grupo Chimama e Liga de Combate ao Câncer de Carazinho celebram a vida

30/05/2023

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Carazinho e o grupo Chimama realizaram uma ação acolhedora e afetuosa, nesta segunda-feira (29), na Oncologia do HCC. Foi realizada a Tocação de Sino, em homenagem aos pacientes que já venceram a luta contra o câncer.

O tratamento oncológico é longo, difícil e, por vezes, doloroso. Por essa razão, toda a manifestação de carinho e apoio é fundamental para o bem-estar e a motivação do paciente. Por esse motivo, os pacientes do Serviço de Oncologia do Hospital de Caridade de Carazinho, participam de inúmeras atividades com iniciativa da própria comunidade carazinhense.

Diante disso, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Carazinho e o grupo Chimama realizaram uma ação acolhedora e afetuosa, nesta segunda-feira (29), na Oncologia do HCC. Foi realizada a Tocação de Sino, em homenagem aos pacientes que já venceram a luta contra o câncer.

A ex-presidente da Liga e atualmente membro do Conselho Fiscal, Jussara Biazus, disse que o objetivo do evento é celebrar a cura, demonstrar que apesar do sofrimento, da angústia e das incertezas, o câncer tem cura quando diagnosticado precocemente e quando recebe o tratamento adequado. “A ideia surgiu diante da constatação de que sem tem mais visibilidade de quando a doença vence, quando ela é mais forte que a vida. O grupo de apoio Chimama quer com este gesto, mostrar que podemos perder algumas batalhas, mas não perdemos a guerra. Nosso lema é FOCO, FORÇA E FÉ”.

O médico oncológico, Dr. Luciano Alt, explica que o "sino da vitória" é um momento de celebração da vida. Não só celebração de cura, mas da persistência na jornada contra o câncer. “É tempo de agradecer e se emocionar diante de tão árdua luta, vitória de todos: paciente, familiares e profissionais. É um tempo para extravasar a alegria de uma etapa cumprida e dividir com aqueles que estão iniciando a luta de que é possível vencer a doença. Isto motiva e enche de vida e esperança os corações de todos que participam de uma forma ou de outra desta jornada”, disse.

Segundo a gerente assistencial do HCC, enfermeira Aline Vanessa Ávila, o Sino da Vitória representa o início de um novo ciclo na vida dos pacientes e visa motivar os demais pacientes a persistirem no tratamento dos diversos tipos de canceres. “A humanização do atendimento é de suma importância para a qualidade do tratamento dos pacientes da instituição de saúde. Em nome do HCC, agradecemos, do fundo do coração, à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Carazinho e ao grupo Chimamas, por mais essa ação em prol do HCC, do Serviço de Oncologia e dos pacientes, os quais são os que mais necessitam desse acolhimento especial”, disse.

 

 

 


Siga-nos!