HCC
Direitos e Deveres
Direitos
> Ser sempre tratado com dignidade; > Ter seus dados resguardados pela equipe de saúde através do sigilo profissional; > Atendimento humano, atencioso e respitoso; sem preconceito de origem como: raça, credo, cor, idade, sexo, diagnóstico e quaisquer outras formas de preconceito; > Atendimento ágil, com tecnologia apropriada, por qualquer multiprofissional capacitado e com condições adequadas de atendimento; > Informações sobre seu estado de saúde, de maneira clara, objetiva, respeitosa e compreensível; > Ser identificado pelo nome e sobrenome e não pela doença ou leito; > Registro atualizado e legível no prontuário; > Recebimento, quando prescrito, os medicamentos que compõe a farmácia básica e no caso de medicamentos de alto custo, deve ser garantido o acesso conforme protocolos e normas do Ministério da Saúde; > Recebimento de visita de religiosos de qualquer credo, sem que isso acarrete mudança na rotina de tratamento; > A não participação de pesquisa; > O direito de se expressar e ser ouvido nas queixas e denúncias pelo serviço de ouvidoria; > Ter assecurado a preservação de sua imagem e identidade bem como, respeito aos seus valores, idependente do seu estado de consciência; > Ser orientado e esclarecido suas dúvidas a respeito do tratamento, diagnóstico e procedimento que se fizerem necessários; > Receber visitas em horários que não comprometam a rotina da instituição;Deveres
> Prestar informações adequadas nas consultas, atendimentos e internações sobre quaixas, enfermidades, internções anteriores, uso de medicamento e demais informações sobre seu estado de saúde; > Seguir o plano de tratamento e cuidados propostos pela equipe de saúde; > Informar aos profissionais de saúde qualquer alteração na sua saúde; > Contribuir para o bem estar de todos no serviço de saúde evitando ruídos, uso de fumo e derivados, bebidas alcoólicas, colaborando com a segurança e limpeza do ambiente; > Desenvolver hábitos, práticas e atividades que melhorem a sua saúde e qualidade de vida; > Conhecer e respeitar normas da instituição de saúde; > Respeitar os demais pacientes e profissionais da instituição hospitalar;Portaria nº 1820 de 13 de agosto de 2009