HCC

HCC 84 anos: uma história marcada por conquistas

O Hospital de Caridade de Carazinho foi fundado em 1935, a partir do desejo de atender as necessidades da população no âmbito da saúde. Em 12 de fevereiro do mesmo ano, em decisiva reunião, foi eleita a primeira diretoria da instituição, que conquistou os recursos iniciais para a concretização desse desejo.
Em 1936, com a eleição de uma nova diretoria, foi adquirida parte do terreno para construção da entidade, área que foi ampliada no ano seguinte, com a compra de outra parcela de terras.
Após cinco anos de obras, em 9 de agosto de 1942, foi inaugurado, oficialmente, o pavilhão central do hospital. Em 1943, a instituição já estava em pleno funcionamento, tendo, ao longo do ano, 559 internações.
Em 1962, com a construção de novas alas, foram criadas duas salas de cirurgias, a Maternidade, dois ambulatórios e o serviço de emergência.
Já nesta época, o HCC firmava-se como um dos melhores hospitais do interior de estado, conquistando, em 1963, o título de Entidade Filantrópica.
Em 1990, a administração da instituição retornou às mãos dos carazinhenses, já que, desde 1988, havia sido comandada pela Sociedade Beneficente São Camilo. Nesta nova gestão, foi instituído o modelo de administração participativa, como forma de envolver todos os segmentos da sociedade para o êxito do funcionamento do hospital. A formação de diversas comissões de trabalho, para solucionar questões relevantes – desde financeiras até as de recursos humanos -, foi a maneira encontrada para operacionalizar essa nova gestão.
A partir de então, os investimentos na infraestrutura e os recursos técnicos foram consideráveis: foi inaugurado o serviço de diagnóstico por imagem, com novo sistema de Raios-X; adquiridos equipamentos para ultrassonografia e para o tratamento e segurança dos pacientes; reformados o ambulatório, a farmácia, a maternidade, a unidade de hemodiálise, o setor de Pediatria, do Serviço de Neurologia, entre outros espaços.
Após a virada de século, outros investimentos tecnológicos e de modernização da estrutura física da instituição foram concretizados. Em 2007, foi inaugurado o novo Centro de Oncologia e, em 2009, as novas instalações da Unidade de Urgência e Emergência, proporcionando à comunidade um local de atendimento mais amplo e confortável.
Além disso, em 2011, aconteceu a inauguração do novo Centro Cirúrgico e de Recuperação e, em 2014, das novas instalações da Unidade Psicossocial, destinada ao tratamento de pacientes dependentes químicos e/ou com transtornos mentais. O início do programa de Residência Médica, em 2015, também marcou a história do hospital, firmando seu desejo de tornar-se referência como campo de prática para estudantes e médicos residentes.
Em mais de oito décadas de existência do HCC, é possível perceber, através de tantas conquistas, a imensa obstinação e a dedicação dessas pessoas, que foram capazes de transformar uma necessidade em um sonho, um sonho em realidade e essa realidade em novos desafios.

Siga-nos!