HCC

Hospital de Clínicas de Carazinho: uma história marcada por conquistas

O Hospital de Clínicas de Carazinho foi fundado em 27 de janeiro de 1935, a partir do desejo de atender as necessidades da população no âmbito da saúde. Em 12 de fevereiro do mesmo ano, em decisiva reunião, foi eleita a primeira diretoria da instituição, que conquistou os recursos iniciais para a concretização desse desejo.
Em 1936, com a eleição de uma nova diretoria, foi adquirida parte do terreno para construção da entidade, área que foi ampliada no ano seguinte, com a compra de outra parcela de terras.
Após cinco anos de obras, em 9 de agosto de 1942, foi inaugurado, oficialmente, o pavilhão central do hospital. Em 1943, a instituição já estava em pleno funcionamento, tendo, ao longo do ano, 559 internações
Em 1962, com a construção de novas alas, foram criadas duas salas de cirurgias, a Maternidade, dois ambulatórios e o serviço de emergência.
Já nesta época, o HCC firmava-se como um dos melhores hospitais do interior de estado, conquistando, em 1963, o título de Entidade Filantrópica.
Em 1990, a administração da instituição retornou às mãos dos carazinhenses, já que, desde 1988, havia sido comandada pela Sociedade Beneficente São Camilo. Nesta nova gestão, foi instituído o modelo de administração participativa, como forma de envolver todos os segmentos da sociedade para o êxito do funcionamento do hospital. A formação de diversas comissões de trabalho, para solucionar questões relevantes – desde financeiras até as de recursos humanos -, foi a maneira encontrada para operacionalizar essa nova gestão.
A partir de então, os investimentos na infraestrutura e os recursos técnicos foram consideráveis: foi inaugurado o Diagnóstico por imagem, com novo sistema de Raios-X; adquiridos equipamentos para ultrassonografia para o tratamento e segurança dos pacientes; reformados o Ambulatório, a Farmácia, a Maternidade, a Unidade de Hemodiálise, o Setor de Pediatria, do Serviço de Neurologia, entre outros espaços.
Após a virada de século, outros investimentos tecnológicos e de modernização da estrutura física da instituição foram concretizados. Em 2007, foi inaugurado o novo Centro de Oncologia e, em 2009, as novas instalações da Unidade de Urgência e Emergência, proporcionando à comunidade um local de atendimento mais amplo e confortável.
Além disso, em 2011, aconteceu a inauguração do novo Centro Cirúrgico e de Recuperação e, em 2014, das novas instalações da Unidade Psicossocial, destinada ao tratamento de pacientes dependentes químicos e/ou com transtornos mentais. O início do programa de Residência Médica, em 2015, também marcou a história do hospital, firmando seu desejo de se tornar referência como campo de prática para estudantes e médicos residentes. Além disso, o HCC tem parcerias com a UPF, ULBRA, Atitus e Escola Sorg na realização de estágios curriculares.
Em 2016, o antigo gerador do HCC possuía 16 anos de uso, capacidade de 300 kVA e neste ano foi adquirido o novo gerador de energia, com capacidade de 700 kVA, o que comporta a necessidade atual e futura da instituição, esse marco trouxe ainda mais segurança para a unidade hospitalar em caso de falta de energia elétrica.
Em 2017, o HCC se tornou referência em Oncologia para 13 municípios da região, assistidos pela 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Palmeira das Missões, além da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Passo Fundo, na qual o HCC já faz parte.
Durante 2017 e 2019 o HCC realizou a pintura da parte externa da instituição e a troca das aberturas. Ainda em 2018, com a troca de todo o telhado, o hospital ficou mais moderno e com uma melhor ambiência.
Nos últimos 13 anos, o Hospital de Clínicas de Carazinho se viu diante do desafio de implantar um conjunto de serviços para satisfazer todas as necessidades dos pacientes e familiares, desde a estruturação de quartos (particulares, convênios e SUS), até a preocupação com os serviços gerais prestados. Para isso, existe o Serviço de Hotelaria, que tem como objetivo resgatar o bem-estar dos pacientes, associado a humanização do atendimento, levando em consideração a privacidade e o respeito aos valores pessoais dos pacientes.
Com apoio de empresas, entidades, pessoas da comunidade e Poderes Públicos, o HCC executa o projeto de modernização da hotelaria da Instituição, por meio do qual, nos últimos anos, cerca 85% das acomodações já foram completamente reformadas e colocadas à disposição dos pacientes. São quartos com alto padrão de qualidade e sofisticação. Inclusive, o HCC já reformou quartos e enfermarias destinados aos pacientes do SUS.
Em 2020, quando as primeiras notícias sobre a Pandemia da Covid-19 começaram a ser divulgadas, o Hospital de Clínicas de Carazinho iniciou um planejamento de ações, visando ao enfrentamento da doença. Foi elaborado, então, um plano de contingência, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e Unidade de Pronto Atendimento–UPA. Neste período, o HCC estruturou 9 leitos de UTI e 21 leitos clínicos, todos destinados aos pacientes com Covid-19, mobilizando uma equipe qualificada, que recebeu pacientes de toda a região, durante o longo e doloroso período de Pandemia. Além disso, o HCC contou com a Tenda de Triagem, uma estrutura montada em frente ao Setor de Emergência.
Durante a Pandemia, a comunidade local e regional, através de pessoas, empresas e entidades, reafirmou o compromisso com a instituição de saúde e muitas doações foram recebidas. Doações essas, as quais foram de suma importância para o enfrentamento da Pandemia.
Outro grande marco na história do HCC, se deu em 2022, quando foi inaugurada a nova UTI, com equipamentos de alta tecnologia, sendo uma das mais modernas do interior do RS. Com 10 leitos de internação, ela possui equipamentos importados de outros países, leitos individualizados e com luz natural, possibilitando aos pacientes uma melhor recuperação.
Através das especialidades médicas, o Bloco Cirúrgico do HCC vem sendo palco de diversas cirurgias inéditas e tecnológicas. Iniciou em 2022, a realização de cirurgias bariátricas por videolaparoscopia. Neste ano também, através das inúmeras cirurgias neurológicas, com equipamentos inéditos e tecnológicos, o HCC requereu a alta complexidade na especialidade.
Em 2024, o Hospital de Clínicas de Carazinho inaugurou mais um amplo espaço. As novas instalações da Recepção, Internação e do Centro de Convivência Azelar Kissmann do Hospital de Clínicas de Carazinho, que iniciaram em agosto de 2022, tiveram o valor total de R$ 5 milhões, o qual foi viabilizado integralmente pelo Deputado Federal Márcio Biolchi (MDB/RS).
Com o segundo piso ampliado, o HCC ganhou um novo Restaurante, gerando mais amplitude, comodidade e conforto. De 14 lugares que comportava a lancheira, agora o novo Restaurante passa a contar com 80 lugares.
O Setor de Internações, sendo a porta de entrada da instituição, ganhou um ambiente mais amplo, com mobiliário confortável e harmônico, possibilitando que pacientes, familiares e pessoas que aguardam para visita aos pacientes também tenham um local agradável.
Atualmente o HCC possui cerca de 600 colaboradores e cerca de 200 médicos em seu corpo clínico.
Em mais de oito décadas de existência do HCC, é possível perceber, através de tantas conquistas, a imensa obstinação e a dedicação de pessoas, que foram capazes de transformar uma necessidade em um sonho, um sonho em realidade e essa realidade em novos desafios. Nos dias atuais, o HCC conta com cerca de 600 colaboradores, distribuídos nos seus diversos setores e mais de 200 médicos em seu corpo clínico.

O HCC olha para seu passado com orgulho e celebra as inúmeras conquistas que marcaram sua trajetória. Com o mesmo entusiasmo, olha para o futuro e vê diversos projetos em andamento, visando sempre a excelência dos serviços de saúde disponibilizados a comunidade local e regional.






Siga-nos!