HCC

Curso de Gestantes: HCC promove noite de emoção e conhecimento

25/08/2023

O Hospital de Caridade de Carazinho promoveu, na noite de quinta-feira (24), com o intuito de oportunizar orientações especializadas, o Curso de Gestantes, o qual já vinha sendo realizado antes da Pandemia e agora voltou para a sua terceira edição. O evento aconteceu também alusivo à Campanha Agosto Dourado, mês de conscientização da importância do aleitamento materno.

O Hospital de Caridade de Carazinho promoveu, na noite de quinta-feira (24), com o intuito de oportunizar orientações especializadas, o Curso de Gestantes, o qual já vinha sendo realizado antes da Pandemia e agora voltou para a sua terceira edição. O evento aconteceu também alusivo à Campanha Agosto Dourado, mês de conscientização da importância do aleitamento materno.

Segundo Daniela Cardoso de Oliveira, gestante de 16 semanas, o HCC proporcionou para as mamães e suas famílias uma noite maravilhosa e esclarecedoras. "Como mãe de primeira viagem, temos alguns medos e incertezas. Diante disso, o curso nos trouxe muitos esclarecimentos com leveza e carinho. Nos sentimos acolhidas ao sanar nossas dúvidas com os palestrantes e com certeza nos deixou mais leves e prontas para uma gestação mais tranquila. Quero agradecer essa instituição incrível e maravilhosa, que vem sempre buscando oferecer o melhor para a comunidade e aqueles que buscam a instituição", disse. 

A atividade contou, inicialmente, com um momento de descontração e autoconhecimento com o psicólogo clínico do HCC, Marcelo André Graciano. Em seguida foi realizada a palestra: Amamentação: Mitos e Verdades, pela pediatra neonatologista Dr. Fernanda do Nascimento.

Na oportunidade, a Pediatra ressaltou que foi uma noite linda e especial. “Gratidão aos organizadores e ao HCC pelo excelente evento. Me senti muito feliz em ver tantas gestantes procurando conhecimento com profissionais de saúde que estudam e entendem sobre o assunto.  Estou à disposição para dúvidas e para ajuda-las nesse momento tão importante que é a amamentação”, disse.

A gerente assistência do HCC, Aline Vanessa de Avila, ressalta que para a instituição de saúde, bem como para a Maternidade do HCC, é de suma importância a realização desse momento tão especial, onde acontece uma aproximação das mães com a equipe, deixando a mãe mais segura para a tão esperada hora do nascimento do seu bebê. “Agradecemos a todos que participaram, aos profissionais que trouxeram o conhecimento para as mamães e papais, ao comércio que colaborou com os brindes e a decoração. Somos gratos por esse momento. O objetivo do HCC é proporcionar o melhor atendimento assistencial, até mesmo para aqueles que não nasceram ainda e, possivelmente, virão ao mundo em nossa instituição. Desejamos realizar um novo evento, o mais breve possível, pois sabemos da importância desse conhecimento para as famílias”, disse Aline.

Ainda na oportunidade, foi realizada uma atividade, que trabalhou os mitos e as verdades da amamentação, com a professora do curso de enfermagem da ULBRA, Viviane Fassini, e as alunas do curso. Neste momento, a atividade integrativa possibilitou as participantes tirarem suas dúvidas a respeito da amamentação.

No evento foram sorteados brindes doados pelo comércio de Carazinho: Aquarela Kids, Dummy, Cooper Saúde, Britto Fotografia, Farmácia Glória/Associadas, Loja Sonho Encantado, Fotografa Claudine, Floricultura Gota de Orvalho e Associação dos Funcionários do HCC. A decocção foi uma doação da UAU Festas e Locações.

Por fim, foi proporcionado aos participantes uma visita à Maternidade, ao Centro Obstétrico, à Pediatria e à recepção do Bloco Cirúrgico, sob as orientações das enfermeiras do HCC, Kananda Pozza, Manuela Negri e Juliana Siliprandi.

Na visita à Maternidade (Posto 2), as mamães e papais puderam conhecer os 17 leitos de internação, o centro obstétrico, a sala de exames e os espaços de observação e berçário. O setor disponibiliza leitos particulares, convênios e SUS.

Na unidade, a atenção aos pacientes inicia antes do parto, com a transmissão de orientações às mães e seus acompanhantes, com o preparo da gestante para os dois tipos de parto (normal e cesariana) e cuidados especiais para diminuição da dor.

Após o parto, essa assistência estende-se também para o recém-nascido, através da identificação dos sinais que indicam dor, da realização de tratamentos específicos em casos especiais e do auxílio no processo de amamentação e na higiene.


Siga-nos!