“Os médicos envolvidos e a equipe de profissionais do hospital organizaram tudo com muito cuidado e carinho para que tudo fosse resolvido de forma muito rápida e prática”, ressaltaram Julia e Gustavo.
Julia Favretto e Gustavo Piva Guazzelli estavam na espera da primeira filha Clara, quando com 38 semanas de idade gestacional e aguardando entrar em trabalho de parto, Julia teve uma lesão de joelho. Imediatamente, auxiliada pela obstetra Dra. Gabriela Piva Paim, realizou uma consulta com o traumatologista, especialista em joelho, Dr. Pedro Artur Cardoso, o qual indicou cirurgia imediata.
A pequena Clara nasceu na noite de quarta-feira (23/04), no Hospital de Clínicas de Carazinho. Um momento de alegria para todos. Neste momento também foi realizada a cirurgia traumatológica na mãe Julia, logo após a cesariana, a qual se recupera perfeitamente de ambas.
Além da obstetra Dr. Gabriela Piva Paim e do traumatologista Dr. Pedro Cardoso, participaram da cirurgia a pediatra Micheline Souilljee, o anestesiologista o Dr. Caetano Sebastiany, os traumatologistas Dra. Vanessa Rodrigues e Dr. Francisco Cattapan e a equipe de enfermagem do HCC.
Segundo Dr. Pedro, a lesão chamada de menisco em alça de balde causa bloqueio dos movimentos do joelho. “A paciente não consegue ficar em pé e não consegue estender a perna normalmente. Somente sendo resolvido de forma cirúrgica. Como a gestação de Julia já estava a tempo, com mais de 38 semanas, optamos pela realização de um procedimento combinado. A cesárea e na mesma anestesia a redução da alça de balde do menisco e reparo da lesão. Dessa forma devolvemos a mobilidade da mãe de forma precoce para ela poder cuidar da criança recém-nascida logo após o parto”, explica.
A obstetra Dra. Gabriela, explica que a paciente Julia estava se preparando fisicamente para parto normal e após a lesão no joelho, a mesma não conseguia mais caminhar, nem mesmo flexionar ou estender o joelho devido a dor. “Encaminhei para avaliação do Dr. Pedro que indicou cirurgia imediata, visto que não haveria outra forma de retornar à mobilidade da articulação. Então, tivemos que optar, em equipe e em acordo com a paciente e o marido, a realização da cesárea. A mãe esteve acordada durante os dois procedimentos, através de raquianestesia, o que facilitou para que ela pudesse amamentar logo após a cirurgia do joelho, algo que era uma preocupação nossa. Agora temos uma longa jornada de cuidados pela frente, mas ambas estão ótimas”, disse.
O casal Julia e Gustavo agradeceram a todos os envolvidos neste momento e pela resolutividade da situação. “É uma benção o nascimento da Clara! Um momento especial nas nossas vidas! A gente estava planejando parto normal, reorganizamos nossos planos e marcamos a cesárea. De uma forma ágil, tudo foi acontecendo no dia 23 de abril. Fomos pra casa arrumar nossas coisas para irmos até o hospital ter nossa filha e fazermos a cirurgia no joelho. A Dra. Gabriela, junto com o Dr. Pedro e os profissionais do hospital organizaram tudo com muito cuidado e carinho para que tudo fosse resolvido de forma muito rápida e prática. A nossa família, agora também com a princesa Clara, só tem a agradecer para a Dra. Gabriela Piva Paim, o Dr. Pedro Artur Cardoso, a Dra. Micheline Souilljee, o Dr. Caetano Sebastiany, a Dra. Vanessa Rodrigues, o Dr. Francisco Cattapan, a equipe da Maternidade, aos demais profissionais envolvidos e todo o hospital pelo acolhimento e cuidado conosco”, disse o casal.