HCC

Maio Amarelo: SAMU de Carazinho atende, em média, 26 acidentes de trânsito por mês

29/05/2018

Segundo o médico responsável técnico do SAMU, Dr. Felipe Vasconcelos, a imprudência, a distração – especialmente pelo uso de celulares -, e o consumo de bebidas alcoólicas estão entre as principais causas desses acidentes.

O mês de maio é marcado, tradicionalmente, por campanhas que visam alertar a sociedade acerca do alto índice de mortes e feridos no trânsito, promovendo a segurança viária e conscientizando sobre importância de prevenir acidentes, através de comportamentos e de uma postura adequada – de motoristas e pedestres. 

O movimento, de amplitude mundial, é caracterizado pela tonalidade amarela, pois a cor simboliza a atenção e a sinalização de advertência no trânsito.

Apesar das ações de conscientização, intensificadas durante o Maio Amarelo, os números de ocorrências de acidentes de trânsito não têm apresentado redução, de acordo com o enfermeiro coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, de Carazinho, Cleverson Metzdorf.

Conforme os dados de atendimento dos suportes Básico e Avançado do SAMU, de janeiro a abril de 2018, foram registradas, aproximadamente, 105 ocorrências de acidentes de trânsito, entre colisões, capotamentos, quedas, saídas de pista e atropelamentos – uma média superior a 26 acidentes por mês. Esses números coincidem com o quantitativo registrado em 2017, no mesmo período. 

Dos casos registrados nos quatro primeiros meses deste ano, as colisões, capotamentos e saídas de pista envolvendo carros compreendem 63%, os acidentes envolvendo motocicletas somam 53%, as ocorrências com bicicletas abrangem 11%, com caminhões e ônibus equivalem a 6,5% e os atropelamentos por veículo automotor a 7,5%.

Diante desses dados, vale ressaltar, ainda, que as colisões ocorrem, geralmente, entre dois ou mais veículos – carros e carros, carros e motos, motos e motos, carros e bicicletas, etc. -, por isso, uma mesma ocorrência pode contabilizar em duas ou mais estatísticas ao mesmo tempo. Além disso, as informações citadas compreendem os acidentes registrados no espaço urbano de Carazinho e nas rodovias federais e estaduais que cercam o município, nos quilômetros de abrangência do SAMU.  

Segundo o médico responsável técnico do SAMU, Dr. Felipe Vasconcelos, a imprudência, a distração – especialmente pelo uso de celulares -, e o consumo de bebidas alcoólicas estão entre as principais causas desses acidentes.


Siga-nos!