HCC

Priorizando a qualidade no atendimento, HCC contrata a Qualis – Tecnologia e Infectologia

02/02/2023

O objetivo é disponibilizar um tratamento mais assertivo aos pacientes em relação a antibioticoterapia e reduzir também custos para a instituição de saúde

O Hospital de Caridade de Carazinho pensando em qualificar seus serviços e também priorizando a segurança dos pacientes, colaboradores e do corpo clínico, está contando com um novo serviço de infectologia, a Qualis – Tecnologias e Infectologia, a qual tem o objetivo de disponibilizar um tratamento mais assertivo aos pacientes em relação a antibioticoterapia e reduzindo também custos para a instituição de saúde.

Dentro dessa plataforma, a equipe do HCC iniciou as Teleconsultas em Infecções, onde o médico da instituição de saúde disponibiliza as prescrições de antibióticos, exames e prontuários do paciente, à uma equipe de profissionais da Qualis, a qual avalia todo esse material e sugere o tratamento com antibiótico mais assertivo para a patologia.  

O médico do HCC, Dr. Silvano Pauletti de Moura, explica que essa ferramenta oferece orientação e informações sobre antibióticos através de telemedicina, tornando as prescrições mais seguras e eficazes. “O objetivo é reduzir o percentual de infecções hospitalares, a resistência de bactérias, bem como os gastos com esses medicamentos durante as internações. As orientações são obtidas através do Portal Qualis, onde a cada prescrição de um antimicrobiano, o prescritor receberá uma mensagem em poucos minutos dando concordância da prescrição ou com alguma sugestão que possa ser mais eficiente para a situação. Achei bem interessante, fácil de acessar, maior agilidade nas informações e deverá colaborar para produzir melhores desfechos para nossos pacientes, reduzindo consumo de antimicrobianos e a resistência bacteriana”, disse Dr. Silvano.       

A Qualis conta com profissionais especialistas em infectologia, uma equipe multiprofissional com expertise e conhecimento científico nas áreas da infectologia, infecção hospitalar e tecnologia, sendo eles: médicos, enfermeiros e farmacêuticos, os quais planejam e prestam consultoria em tempo real, das 7 às 23 horas, sete dias por semana, para os profissionais de saúde do HCC. Ela atua também em hospitais de referência como Hospital Tachini de Bento Gonçalves, nas Unimed’s e no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Para o CEO – Fundador, Dr. Rodrigo Pires dos Santos, a parceria entre a Qualis e o HCC visa reforçar a segurança dos pacientes. “Agora o controle de infecção do HCC tem a Qualis com sua expertise e tecnologia, como um braço consultivo e executivo de ações que visam melhorar indicadores como a redução das taxas de infecção hospitalar, redução de resistência bacteriana e uso racional dos antimicrobianos. Como objetivo final, iniciativas como essa garantem que o paciente receba o melhor cuidado e que o hospital tenha a melhor performance em indicadores relacionados à infecção hospitalar”.

Além disso, a Qualis realiza o diagnóstico das infecções hospitalares, planejamento e implementa ações de melhorias com acompanhamento mensal dos indicadores. Neste sentido, ela dá suporte ao Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HCC, para manter os níveis de infecção hospitalar baixos.  Segundo a responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, enfermeira Inara Camara da Cruz, com a Qualis, o Serviço ganhou um forte aliado no que diz respeito a tudo que envolve as Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS).

“A Qualis contribui na busca ativa e passiva, de orientações sobre melhoria no serviço e planos de trabalho, com algumas mudanças na forma de organização em determinadas unidades chaves e a segurança em sanar dúvidas e ter o apoio necessário com reuniões semanais com excelentes profissionais. Com a prestação do serviço da Qualis, ainda conseguimos ter benefícios financeiros trabalhando com os medicamentos antibióticos e produtos de hotelaria mais adequados para nossa instituição”, explica ressaltando que o índice de infecção hospitalar do HCC é considerado baixo e reduzira ainda mais com mais essa ferramenta.

De acordo com o presidente do HCC, Jocélio Cunha, o objetivo da direção é consolidar o hospital como uma referência no âmbito da saúde regional, por isso, seu foco é aprimorar, constantemente, a estrutura física e tecnológica da instituição, além de expandir seus serviços e capacitar seus profissionais. “Todos esses investimentos, porém, são realizados com um proposito principal: proporcionar à comunidade de Carazinho e região uma assistência à saúde cada vez mais qualificada, resolutiva e humanizada”, salienta.


Siga-nos!