HCC

Projeto de Eficiência Energética: HCC investe em novas estruturas elétricas

27/03/2024

O Projeto tem o objetivo de trazer maior segurança nos atendimentos e comportar estruturas e equipamentos modernos

O Hospital de Clínicas de Carazinho se prepara para mais um avanço na qualidade do serviço oferecido a comunidade: o Projeto de Eficiência Energética. Através da contratação da empresa Pellegrin Elétrica Industrial, o HCC está reestruturando toda sua subestação de energia elétrica, trocando estruturas e investindo em materiais modernos, uma vez que as atuais instalações estão em funcionamento desde as construções dos respectivos blocos, algumas com mais de 80 anos de funcionamento. Hoje o HCC tem uma extensão de 14 mil m² sendo 12 mil m² de área construída.

O valor do investimento dessa reestruturação, é de R$ 700 mil, sendo viabilizada através do repasse de R$ 560 mil do Poder Executivo de Carazinho, aprovado pelo Poder Legislativo de Carazinho, e o restante através recursos próprios do HCC. 

O objetivo é trazer mais segurança nos atendimentos e comportar estruturas e equipamentos modernos. Além disso, o Projeto de Eficiência Energética, está alinhado em outros seguimentos como: o Hospital hoje adquire energia através do Mercado Livre de Energia, que segue as normas da Aneel, a qual realiza exigências que serão supridas por esse novo Projeto. Além disso, a reestruturação dará suporte para as novas placas de geração de energia fotovoltaica, um investimento realizado em conjunto com a Eletrocar e a Aneel, explica o Diretor Administrativo do HCC, Hélio Lütz.

O Hospital de Clínicas de Carazinho tomou essa decisão da reestruturação, quando em 2023 houve uma queda de energia e o atual gerador do HCC, que hoje ocupa somente 50% da sua capacidade para atender todo o hospital, não entrou em funcionamento por conta das instalações antigas. Neste momento, os equipamentos tecnológicos foram cruciais para salvar vidas, uma vez que todos adquiridos nos últimos anos possuem baterias e tempo funcionamento caso haja um fato como esse.

O diretor comercial da empresa Pellegrin, Maurício Pellegrin, garante que com toda essa reestruturação o HCC e seus serviços ficarão ainda mais seguros, garantido a funcionabilidade de todos os equipamentos, que hoje são vitais dentro da instituição. “Sabemos que os pacientes que ficam internados na UTI, por exemplo, precisam da energia elétrica para manter os equipamentos em funcionamento, bem como uma cirurgia no Centro Cirúrgico, não pode parar por falta de energia. O hospital estava operando com instalações antigas e com esse novo projeto as pessoas podem se sentir ainda mais seguras e estáveis com relação a energia elétrica”, explica.

Tendo em vista esse novo projeto, o presidente do HCC, Jocélio Cunha, ressalta a importância de tornar a estrutura cada vez mais moderna e tecnologia. Segundo ele, para toda a tecnologia investida, precisa-se ter uma base forte, que sustente esse padrão que hoje se tornou o HCC. “Estamos em constante modernização e com isso optamos em sempre buscar e agregar serviços que possam contribuir para o bem-estar da população. Nossa estrutura é composta por equipamentos seguros e confiáveis, sempre priorizamos por isso, que não falhem no momento de interrupção da fonte principal de energia. Essa garantia só pode ser obtida através um trabalho eficaz na reestruturação da parte elétrica, que está sendo feita pela Pellegrin através da avaliação e os reparos necessários. Queremos agradecer a empresa pelo suporte e também ao Poder Executivo Municipal, que aportou os recursos para esse investimento”, disse Jocélio.

Gerador do HCC

A parada do fornecimento de energia pode trazer consequências irreversíveis, como deixar sequelas no paciente (pela falta de oxigenação, por exemplo), já que a interrupção pode acontecer no momento de uma cirurgia ou interromper algum tipo de tratamento ou fornecimento vital para o paciente.

O gerador de energia do HCC tem a capacidade de 700 kVA, o que comporta a necessidade atual e futura da instituição, traz ainda mais segurança para a unidade hospitalar em caso de falta de energia pela Eletrocar. Ele é um dos mais modernos equipamentos geradores de energia do interior do estado, o que dá uma dimensão da segurança e tranquilidade no funcionamento da instituição e no atendimento da comunidade independentemente de eventual falta de energia elétrica.

A manutenção elétrica hospitalar é essencial para garantir a segurança dos pacientes e colaboradores. Por ser um ambiente complexo e altamente regulamentado, com muitos sistemas elétricos críticos que precisam funcionar corretamente para garantir a qualidade dos cuidados de saúde e a segurança dos pacientes, que o HCC viu a necessidade de uma melhoria em suas instalações.

 

 


Siga-nos!