HCC

Curso de Gestantes do HCC: palestra esclarece dúvidas sobre o parto normal e a cesariana

27/02/2020

Realizada no Salão Nobre da instituição de saúde, a atividade faz parte de uma série de capacitações que acontecerão ao longo do ano, com o intuito de oportunizar orientações especializadas para as mães e seus acompanhantes.

Aconteceu na noite de quarta-feira (26), o segundo módulo do Curso de Gestantes do Hospital de Caridade de Carazinho. Realizada no Salão Nobre da instituição de saúde, a atividade faz parte de uma série de capacitações que acontecerão ao longo do ano, com o intuito de oportunizar orientações especializadas para as mães e seus acompanhantes.

No início do encontro, as gestantes foram envolvidas em um momento de reflexão e integração, proporcionado pelas educadoras do Instituto de Educação Nossa Senhora da Glória, Suelen Cavalini, Luana de Souza e Gabriele Tomaz, no qual compartilharam os sentimentos e as emoções que permeiam a maternidade. Em seguida, ainda, todos os presentes participaram de uma dinâmica orientada pelo psicólogo clínico do HCC, Marcelo Graciano.

O modulo contou, também, com a palestra "Parto normal e cesariana: vamos conversar?", ministrada pela médica ginecologista e obstetra, Dra. Nathália Pacheco Pinto. Em sua explanação, ela explicou os fatores que devem ser considerados no momento de escolher pelo parto normal ou pela cesariana, tais como a idade gestacional, a posição e o peso do bebê, as dificuldades do pré-natal, a ocorrência de cirurgias anteriores e de comorbidades.

Falou, ainda, sobre os benefícios e o processo de recuperação de cada um dos partos, ressaltando, porém, que o importante é preservar a saúde e o vínculo entre a mãe e do bebê, independentemente do procedimento realizado.

Além disso, a profissional destacou os sintomas do trabalho de parto, enaltecendo as diferentes técnicas que contribuem para o conforto da mãe e para a evolução do processo do nascimento, como banho de chuveiro e massagem, exercícios fisioterápicos e caminhadas. Ainda, comentou sobre o parto na banqueta e sobre a possibilidade de realizá-lo no quarto hospitalar, caso a mãe considere mais confortável.

Depois da palestra, foi proporcionado às gestantes e aos seus acompanhantes uma visita à Maternidade e ao Centro Obstétrico do HCC. Eles participaram, também, de um sorteio de um ensaio fotográfico, ofertado pela fotógrafa Andressa Batista. 

Atividades ao longo do ano

As atividades de capacitação destinadas às gestantes são gratuitas e acontecerão sempre na última quarta-feira de cada mês. As inscrições deverão ser realizadas até o dia anterior de cada atividade.

Os encontros abordarão diferentes temáticas, tais como, a importância de uma alimentação saudável e do aleitamento materno, os aspectos psicológicos da gestação e vínculo mãe-bebê; os primeiros cuidados com o recém-nascido; cuidados no puerpério – mitos e verdades; e a saúde bucal da mãe e do bebê.

A divulgação dos assuntos, profissionais e datas acontecerá nas semanas que antecederem a realização das atividades.


Siga-nos!