HCC

HCC promove atividades alusivas ao Outubro Rosa

16/10/2019

Durante as ações – direcionadas às colaboradoras da instituição de saúde -, foram ofertados, em parceria com o curso de Enfermagem da Ulbra Carazinho, exames citopatológicos e de mama - com encaminhamento para mamografias, quando necessário –, além de momentos de beleza.

Marcado pelas campanhas informativas e de prevenção ao câncer de mama, o mês de outubro é caracterizado, também, pela tonalidade rosa. Conhecido como “Outubro Rosa”, o movimento, de amplitude mundial, convida a sociedade olhar com atenção para a saúde feminina, alertando sobre a importância da realização periódica de exames capazes de detectar os tumores cancerígenos precocemente. 

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente entre as mulheres – atrás apenas do câncer de pele não-melanoma -, correspondendo a 29% dos novos casos, segundo dados de 2018. Estima-se que, somente no ano passado, em escala nacional, tenham sido diagnosticados 59.700 novos casos da doença no país.

Engajado na campanha, o Hospital de Caridade de Carazinho realizou, em parceria com o curso de Enfermagem da Ulbra Carazinho, atividades alusivas ao Outubro Rosa. Durante as ações – direcionadas às colaboradoras da instituição de saúde -, foram ofertados, gratuitamente, exames citopatológicos e de mama - com encaminhamento para mamografias, quando necessário –, além de momentos de beleza.

De acordo com a gerente assistencial do HCC, Aline de Ávila, cuidar e conhecer o próprio corpo é fundamental. “Todos os anos promovemos ações como essas, com o intuito de incentivar as funcionárias a se cuidarem, a estarem atentas à sua saúde, fazerem os exames preventivos, acompanhando qualquer alteração que possa ter. A conscientização é muito importante”, enfatiza.

Ela lembra, ainda, que alguns fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver o câncer de mama. “O histórico familiar e a idade a partir dos 40 anos são pontos que devem ser levados em consideração. Porém, todas as mulheres devem realizar seus exames anualmente e consultar com o seu médico ginecologista, não somente as que se encaixam nos fatores de risco”, ressalta.

- Percebemos que devido à corredia do dia a dia, as mulheres esquecem de se cuidar e vão deixando os exames para depois – comenta a gerente. “Muitas vezes, colocamos muitas coisas à frente da nossa saúde, filhos, família, trabalho, e acabamos esquecendo de nós mesmas. Ao proporcionar, juntamente com os exames, um momento de beleza, buscamos incentivar, ainda mais, a importância do autocuidado, de pensar em nós mesmas”, salienta.

“Cuidar de quem cuida”

A enfermeira do Setor de Oncologia do HCC, Janete Ferla, lembra que, além de histórico familiar, outros fatores externos também elevam o risco do desenvolvimento de câncer. “Mais comum em pacientes jovens, os fatores externos são responsáveis por 90% dos casos, enquanto apenas 10% estão relacionados à genética. O álcool, o cigarro, a obesidade, a falta de exercícios físicos, a exposição ao sol sem proteção, os agrotóxicos, a má alimentação, ou seja, é uma soma de fatores”, alerta.

- Descobrir uma doença é algo muito assustador, causa medo, nós sabemos disso. Mas, as mulheres devem estar atentas, procurar seu médicos, fazer exames preventivos, porque se existir algum nódulo ele será diagnosticado no início, tornando o tratamento muito mais fácil – salienta a enfermeira.

Além disso, ao ressaltar a importância dos cuidados com a saúde das profissionais da área da saúde, ela aponta a necessidade do autocuidado. “Geralmente, quem trabalha com na saúde, preocupa-se com o outro e esquece de se cuidar. Temos um grande número de mulheres que, por algum motivo, ainda não coletou o citopatológico esse ano, não consultou com seu médico, não fez o seu ‘check-up’. Muitas aproveitaram para fazer a coleta aqui, durante a ação do Outubro Rosa, o que é muito positivo”, afirma.

Cuidados com a pele

O evento contou, também, com um momento de beleza realizado, voluntariamente, pela consultora de beleza, Luana Hertzer. “Proporcionamos uma aula de automaquiagem, com dicas breves para o dia a dia. Afinal, o embelezamento é algo muito importante para a autoestima das mulheres”, destaca.

Luana ressalta, ainda, que através do momento de beleza, buscou auxiliar no movimento de prevenção ao câncer. “Além do câncer de mama, é importante pensar no câncer de pele. Muitas maquiagens contam com o protetor solar, que é uma medida importante na prevenção da doença”, lembra.

Nesse contexto, a enfermeira Janete explica que o protetor solar deve ser usado diariamente, mesmo em pessoas que não ficam expostas frequentemente ao sol. “Além de dar um ‘up’ na autoestima das nossas colaboradoras, lembramos da importância dos cuidados com a pele, pois, inclusive as lâmpadas emitem raios ultravioleta. Dessa forma, mesmo quem trabalha em ambientes fechados, deve se cuidar”, enfatiza. 


Siga-nos!