HCC

Capacitação sobre Aleitamento Materno é proporcionada à equipe da Maternidade do HCC

15/08/2019

Realizada na quarta-feira (14), a atividade foi conduzida pela enfermeira obstetra, doula e consultora em amamentação, Carla Zorzo.

A equipe de enfermagem do setor de Maternidade do Hospital de Caridade de Carazinho participou, no fim da tarde de quarta-feira (14), de uma capacitação sobre o Aleitamento Materno, conduzida pela enfermeira obstetra, doula e consultora em amamentação, Carla Zorzo.

A atividade, alusiva ao movimento "Agosto Dourado" - mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno -, teve o intuito de ampliar os conhecimentos dos profissionais acerca do tema, a fim de qualificar, cada vez mais, o atendimento às gestantes, puérperas e recém-nascidos.

Durante sua fala, portanto, a enfermeira ressaltou, inicialmente, os benefícios da amamentação para a mãe, para o bebê e para a sociedade como um todo. Segundo ela, o leite materno é um alimento completo e deve ser exclusivo até o sexto mês de idade. Ele fornece anticorpos e protege contra infecções, é protetor gástrico, diminuindo o índice de cólicas e o refluxo, reduz a probabilidade de problemas alérgicos, entre outros fatores positivos. “Já para as mães, o ato de amamentar contribui para a prevenção de complicações hemorrágicas e dos cânceres de mama e de ovário, além de agilizar o retorno ao peso anterior ao da gestação”, destacou.

Além disso, apresentou informações relacionadas à anatomia do seio, aos tipos de mamilo, à pega correta do bebê na mama, ao estímulo à produção do leite materno, às diferentes posições para amamentar e outras questões em envolvem no processo da amamentação. Salientou, também, a importância de respeitar a “hora de ouro”, mantendo a criança junto da mãe na primeira hora após o nascimento – momento em que deve ser estimulada a primeira amamentação.

Por fim, ainda, enalteceu o trabalho desenvolvido pelos profissionais de enfermagem nesse processo. Conforme a enfermeira, eles devem orientar, auxiliar, incentivar e mostrar caminhos, compreendendo que, além de um bebê, há uma mãe que também acabou de nascer, que existem dificuldades a serem enfrentadas por ela e que uma rede de apoio nesse momento é fundamental.


Siga-nos!