HCC

Medidas de prevenção aos acidentes de trabalho são enfatizadas, durante palestras da 26ª SIPAT

23/07/2019

Em seu segundo dia, o evento contou com palestras ministradas pelo médico do trabalho, Dr. Carlos Roberto Muneroli, e pela enfermeira responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da instituição de saúde, Inara da Cruz.

Nesta terça-feira (23), a programação da 26ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho – SIPAT do Hospital de Caridade de Carazinho contou, no período da manhã, com a palestra “Prevenção, cuidados e consequências do vírus HIV”, ministrada pelo médico do trabalho, Dr. Carlos Roberto Muneroli.

Na ocasião, ele ressaltou as medidas de proteção que devem ser adotadas pelas equipes de saúde, para evitar a transmissão de doenças, em especial, do HIV. Também, falou sobre os riscos de infecção pela doença, apresentando dados e meios de contágio.

Nesse sentido, ainda, enfatizou a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual - EPIs e do correto descarte dos materiais médico-hospitalares, como seringas, agulhas e luvas. Segundo ele, ao desconsiderar essas orientações, o profissional está colocando em risco a sua saúde e a de seus colegas de trabalho.

Já à tarde, os colaboradores do HCC prestigiaram a palestra “Precauções em casos de doenças infectocontagiosas e lavagem de mãos”, conduzida pela enfermeira responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da instituição de saúde, Inara da Cruz.

Durante sua fala, ela salientou, inicialmente, a importância da higiene correta das mãos para evitar a proliferação de doenças. “Lavar as mãos de forma adequada ajuda a reduzir em mais de 42% os casos de doenças diarreicas e em quase 25% os casos de infecções respiratórias. Além disso, é uma das principais medidas de prevenção da propagação do vírus da gripe H1N1”, pontuou.

Também, explanou sobre as medidas de precaução de contato, com destaque para as placas de isolamento e para os equipamentos de proteção que devem ser utilizados pelos profissionais ao entrarem em locais isolados. No fim, ainda, envolveu os participantes em dinâmicas, a fim de testar seus conhecimentos acerca das temáticas apresentadas.

Sobre a SIPAT

Promovida anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do HCC, a SIPAT visa orientar e conscientizar os colaboradores da instituição de saúde sobre a importância dos cuidados, da atenção e das medidas de segurança, a fim de evitar acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

Como tema “Um trabalho bem executado tem a segurança como resultado”, o evento deste ano iniciou na segunda-feira (22) e estende-se até quinta-feira (25).

Confira a programação dos próximos dias:

24 de julho, às 9h e às 15h: Palestra “Orientações e efeitos colaterais do coquetel HIV”, com profissionais de SAE;
25 de julho, às 9h e às 15h: Palestra “Cuidados ao movimentar pacientes do leito e evitar acidentes de trabalho”, com a fisioterapeuta Naiara Pereira.


Siga-nos!