HCC

Parto Humanizado é tema de palestra, durante a I Semana de Enfermagem Integrada

31/05/2019

Além da palestra ministrada pela a enfermeira obstetra e doula, Nelci Terezinha Zorzi, o segundo dia de atividades da Semana contou com três minicursos, realizados no Salão Nobre do HCC.

Na quinta-feira (30), a programação da I Semana de Enfermagem Integrada foi marcada pela realização de uma palestra sobre Parto Humanizado, ministrada pela a enfermeira obstetra e doula, Nelci Terezinha Zorzi.

Durante sua explanação, ela destacou as condutas que envolvem o parto humanizado - que norteiam tanto o parto natural quanto o parto por cesariana -, ressaltando os benefícios da prática para a saúde e o bem-estar da mãe e do bebê. “O parto humanizado é um conjunto de práticas e procedimentos que buscam readequar o processo de parto dentro de uma perspectiva menos medicalizada e hospitalar, entendendo tanto a mulher quanto o bebê numa visão que, segundo seus defensores, seria mais humana e acolhedora”, conceituou.

Segundo ela, diante da praticidade do parto por cesariana, é importante que a gestante informe-se sobre o parto natural, para, então, escolher a forma de nascimento de seu bebê. “No parto natural, a recuperação é mais rápida, há menor risco de infecção, não há dor no pós-operatório, é realizado sem anestesia, existe a compressão da caixa torácica que libera o líquido dos pulmões do bebê e cada parto seguinte o processo é mais rápido e simples que o anterior”, salientou.

Além disso, direcionando-se à atuação dos profissionais de Enfermagem durante o trabalho de parto e nascimento, ela explicou sobre recursos que auxiliam e transmitem conforto à parturiente nesse processo, tais como, a presença do acompanhante, a privacidade, a iluminação do ambiente, os movimentos com a bola e exercícios de respiração, a musicoterapia, o toque terapêutico, a aromaterapia, a hidroterapia, entre outros. Além disso, enfatizou a importância de respeitar as escolhas do casal, de envolver a família no processo, de respeitar o Plano de Parto redigido pela gestante, e de proporcionar a ela acolhimento e relaxamento.

A convite da palestrante, ainda, a defensora pública, Daniele Lima, participou da explanação relatando a sua experiência pessoal com o Parto Humanizado, durante o nascimento de seu primeiro filho, que a levou a optar novamente pela prática para o nascimento de sua segunda filha, que ocorrerá em breve.

Além dessa palestra realizada no Salão de Atos da Ulbra Carazinho, no mesmo dia, à tarde, aconteceram três minicursos, no Salão Nobre do Hospital de Caridade de Carazinho: Primeiros Socorros e Parada Cardiorrespiratória, com o enfermeiro coordenador do SAMU de Carazinho, Cleverson Metzdorf; Curativos Tecnológicos, com enfermeira Viviane Fassini; e Intubação com Máscara Laríngea, com a médica anestesista, Dra. Cheila Faria de Freitas.

Além de ums apresentação dos conceitos teóricos e técnicos envolvendo cada uma das temáticas, foram proporcionados aos participantes momentos práticos, nos quais os eles tiveram a oportunidade de manusear os equipamentos e simular situações de atendimento ao paciente.

A I Semana de Enfermagem Integrada foi promovida pelo Hospital de Caridade de Carazinho, em parceria com a Universidade Luterana do Brasil, campus Carazinho, a Secretaria Municipal de Saúde, a Escola Cônego João Batista Sorg, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU do município.

Com o tema “A abordagem integrada no cuidado: comprometimento com práticas assistenciais inovadoras”, o evento marcou as comemorações do Dia do Enfermeiro e do Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, celebrados, respectivamente, nos dia 12 e 20 de maio.

Veja mais fotos da I Semana de Enfermagem Integrada:


Siga-nos!