Durante a capacitação, foram detalhadas as disposições da Norma Regulamentadora nº 5 (NR 5), ressaltados os procedimentos necessários para prevenir, investigar, analisar e comunicar os acidentes de trabalho; e pontuadas as medidas primeiros socorros e de prevenção e combate a incêndios.
O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital de Caridade de Carazinho promoveu, nesta semana, o curso de Formação de Cipeiros, destinado a capacitar os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da instituição de saúde, gestão 2019/2020.
O objetivo da CIPA é atuar, juntamente com o SESMT, na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Para tanto, seus componentes realizam inspeções de segurança nos setores, a fim de identificar os riscos do ambiente de trabalho e orientar os próprios colegas a seguir as normas e rotinas de segurança, visando, sempre a preservação de sua saúde. Também, promove a SIPAT, que consiste em uma semana de atividades voltadas ao funcionário, cujo intuito é reforçar a importância da prevenção de acidentes, do uso dos EPI´S e do trabalho em equipe.
Durante o primeiro dia de treinamento, realizado na terça-feira (19), foi detalhada, inicialmente, a Norma Regulamentadora nº 5 (NR 5), que especifica as atribuições e os objetivos das CIPAs, assim como, normatiza o processo eleitoral, a organização e a constituição das comissões.
Na oportunidade, o engenheiro em segurança do trabalho, Everson Strack, explanou, também, sobre os procedimentos necessários para prevenir, investigar e analisar os acidentes de trabalho, sobre a importância do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletiva (EPC), bem como, sobre as medidas de prevenção e combate a incêndios.
Já na quarta-feira (20), a capacitação contou com a participação da enfermeira do HCC, Leandra da Costa, que orientou os cipeiros sobre os principais procedimentos de primeiros socorros, esclarecendo sobre os protocolos de atendimento em casos de paradas cardiorrespiratórias, infartos, asfixias por corpos estranhos, fraturas, perfurações, desmaios, convulsões e outras situações.
O treinamento teve continuidade na quinta-feira (21), com esclarecimentos sobre os registros de acidentes de trabalho e os Procedimentos Operacionais Padrões – POPs, que especificam as rotinas e as atividades desenvolvidas dentro do hospital, nas diferentes funções e setores.
Após o curso, foi realizada, também, a posse dos novos membros da CIPA, gestão 2019/2020.
CIPA - gestão 2019/2020
A atual gestão da CIPA é composta pelos seguintes membros:
Alexandre Vargas Pereira, Cristina Napp Ayres, Dagma Dahmer Laufer, Edson Santos Barcelos, Emilia Caroline Ries, Estevão Bennemann, Ezequiel Antunes Rodrigues, Giliar de Paula, Ivani Cancian, Josiane Oliveira dos Santos, Liliane Morgan Lucas, Luciana Rodrigues de Souza, Luciana Vargas Pereira (Presidente), Marlei Biachetti, Raquel Carvalho Melo (Vice-presidente) e Rosangela dos Santos.