HCC

HCC 83 anos: CME é referência pela qualidade do serviço realizado

23/01/2018

Na segunda reportagem da série comemorativa aos 83 anos do HCC, será apresentado o Centro de Materiais e Esterilização – CME, onde são realizadas a lavagem, a secagem, a esterilização, a inspeção, a colocação em embalagens, o armazenamento e a distribuição dos materiais e utensílios médico-hospitalares utilizados em toda a instituição de saúde.

 

O Centro de Materiais e Esterilização – CME do Hospital de Caridade de Carazinho é o local onde são realizadas a lavagem, a secagem, a esterilização, a inspeção, a colocação em embalagens, o armazenamento e a distribuição dos materiais e utensílios médico-hospitalares utilizados em toda a instituição de saúde. “É o coração do hospital”, define uma das enfermeiras responsáveis pelo setor, Nara dos Santos.

O processo de esterilização é fundamental para que haja a completa destruição dos micro-organismos que podem contaminar os materiais e ocasionar, assim, riscos à saúde. Por isso, a enfermeira explica que são esterilizados no CME desde algodões, gaze e ataduras até instrumentos cirúrgicos, aventais e os campos - tecidos que cobrem o paciente durante a cirurgia. “São realizados três métodos de esterilização: por vapor saturado, por óxido de etileno e por ácido peracético. A definição sobre o uso de cada um deles acontece com base no tipo de material e de contaminação”, ressalta.

Ainda, segundo ela, para se garantir a eficiência dos métodos de esterilização, são realizados testes de limpeza, químicos e biológicos, que avaliam os processos e a qualidade do resultado final, a fim de detectar eventuais falhas e corrigi-las. “Também, é feita a revisão dos materiais em estoque, verificando a integridade de sua embalagem e a validade da esterilização”, comenta.

Os profissionais do setor são responsáveis, também, por preparar pacotes cirúrgicos contendo os utensílios específicos para cada tipo de procedimento.  “Cada procedimento cirúrgico necessita de determinados tipos de materiais e instrumentos, por isso, os profissionais são treinados para identificar e separar esses materiais de forma adequada, preparando os diferentes pacotes cirúrgicos de forma correta”, esclarece.

Além disso, o setor é responsável por processar, também, os materiais dos serviços terceirizados, como a Hemodiálise e o Laboratório de Análises Clínicas, e os de uso exclusivo dos médicos.  Ainda, recebe, confere e esteriliza os materiais consignados, como próteses e órteses.

O CME do HCC localiza-se dentro do Centro Cirúrgico do hospital e sua estrutura segue todas as diretrizes da vigilância sanitária. O setor é considerando referência pela 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, devido à qualidade do serviço realizado.

 


Siga-nos!