HCC

Reversão de vasectomia por microscopia começa ser realizada no HCC

16/01/2024

Isso só foi possível, em virtude da aquisição de um microscópio, adquirido em 2023, considerado um dos equipamentos mais modernos e tecnológicos, que atende as demandas das cirurgias de alta complexidade em diversas áreas e que está disponível em centros renomados, como por exemplo, Cleveland Clinic, localizado em Ohio nos Estados Unidos, referência mundial em tratamento de infertilidade.

Aproximadamente 6% dos homens que realizaram vasectomia voltam manifestar o desejo de ter filhos, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia. Nesses casos, a reversão da vasectomia é possível na maioria das vezes. O Hospital de Clínicas de Carazinho iniciou a realização desse procedimento, através do Serviço de Urologia do HCC, com o urologista do Corpo Clínico do HCC, Dr. André Lau.

Isso só foi possível, em virtude da aquisição de um microscópio, adquirido em 2023, considerado um dos equipamentos mais modernos e tecnológicos, que atende as demandas das cirurgias de alta complexidade em diversas áreas e que está disponível em centros renomados como por exemplo, Cleveland Clinic, localizado em Ohio nos Estados Unidos, referência mundial em tratamento de infertilidade.

Segundo o médico urologista, Dr. André, a vasectomia é um método de controle de natalidade e planejamento familiar cirúrgico considerado seguro e nos últimos anos houve um aumento considerável da realização de vasectomias no Brasil. Diante disso, com o passar dos anos, os homens podem reverter esse procedimento, na sua maioria das vezes por formar uma nova família.

“A reversão da vasectomia é da competência do urologista, o qual precisa estar apto para realizar o procedimento, pois existe a necessidade de treinamento em microcirurgia. A reversão da vasectomia é realizada por meio de uma ‘emenda’ entre as partes do canal por onde transitam os espermatozoides, que foram interrompidos pela vasectomia, ou entre o ‘deferente’ e a estrutura junto do testículo, onde os espermatozoides amadurecem e ganham motilidade, obrigatoriamente com auxílio de magnificação de imagem (microscópio cirúrgico)”, explica Dr. André.

Ele ainda ressalta que o uso do microscópio, permite os bons resultados após a reversão e a taxa de complicação pós-cirurgia é extremamente baixa.

Centro Cirúrgico HCC

Desde 2017, o HCC realiza procedimentos cirúrgicos de alta complexidade diversas áreas, proporcionando à comunidade de Carazinho e região um atendimento qualificado, seguro e resolutivo, sem a necessidade de deslocamento a centros maiores. Em 2023, com a reestruturação do Centro, onde houve a compra dos equipamentos modernos e tecnológicos, a demanda em alta complexidade ficou ainda maior, pois através da disponibilidade da tecnologia, os profissionais buscaram trazer aos pacientes da instituição de saúde procedimentos seguros, tecnológicos e com rápido tempo de recuperação.

O presidente do HCC Jocélio Cunha, ressalta que a qualificação e excelência dos serviços prestados para toda comunidade regional, a qual é beneficiada com as cirurgias de alta complexidade, é o foco da Direção do HCC. “Queremos melhorar, cada vez mais, os serviços e a estrutura hospitalar, sendo que continuaremos investindo em novas tecnologias em diversas áreas. O HCC nos últimos anos vem investindo em instrumental cirúrgico para realização de grandes cirurgias o que permite aos cirurgiões aplicarem técnicas modernas e atrair pacientes da região para realizarem cirurgias complexas na instituição”, disse.


Siga-nos!