HCC

Médicos Residentes do HCC iniciam treinamento Ventilação Mecânica Básica

16/02/2024

O curso foi ministrado pelas fisioterapeutas do HCC, Aline Ertel Ribeiro e Rafaela Mezzomo Arcce, e será realizado em três etapas, sendo que os próximos encontros serão nos dias 20 e 28 de fevereiro, no Salão Nobre do HCC.

Na tarde desta quarta-feira (14) iniciou o curso extracurricular, teórico e prático, sobre Ventilação Mecânica para os médicos integrantes do Programa de Residência Médica em Clínica Médica do Hospital de Clínicas de Carazinho. O curso foi ministrado pelas fisioterapeutas do HCC, Aline Ertel Ribeiro e Rafaela Mezzomo Arcce, e será realizado em três etapas, sendo que os próximos encontros serão nos dias 20 e 28 de fevereiro, no Salão Nobre do HCC.

O curso visa a formação e o aprimoramento dos Médicos Residentes, com objetivo de abordar os princípios da ventilação mecânica, as indicações, os modos ventilatórios básicos, ajustes iniciais após intubação orotraqueal e particularidades fisiopatológicas na ventilação mecânica. Estão sendo discutidas as complicações da ventilação mecânica, desmame ventilatório, extubação (retirada do suporte ventilatório) ventilação não invasiva e cateter nasal de alto fluxo. Por fim, as aulas contam com a abordagem prática, através do manuseio dos ventiladores mecânicos contribuindo para o conhecimento dos médicos residentes.

Para a fisioterapeuta Aline, é uma grande satisfação poder ministrar o curso para os médicos residentes. “A ventilação mecânica é um dos suportes à vida de grande importância em UTI’s e Emergências, sendo um dos recursos mais utilizados nessas unidades. É de suma importância que os profissionais estejam preparados a manusear e prestar cuidados inerentes ao suporte ventilatório invasivo e não invasivo, buscando um atendimento qualificado para os seus pacientes”, explica.

Já o residente Sulivan Francisco da Silva, ressalta que os treinamentos e cursos realizados em conjunto com a Residência Médica têm sido fundamentais para o aprimoramento constante de sua prática profissional. “A integração dessas experiências proporciona uma visão abrangente e aprofundada, enriquecendo meu conhecimento e habilidades. A abordagem multidisciplinar e prática desses programas tem contribuído significativamente para a minha formação, preparando-me para enfrentar os desafios dinâmicos da medicina”, explica.

Ele ainda ressalta que o curso de ventilação básica desempenha um papel crucial no desenvolvimento médico clínico para atender o paciente em estado crítico. “A compreensão aprofundada desses conceitos é essencial para oferecer cuidados de alta qualidade. Ao dominar a ventilação mecânica, estaremos mais capacitados para lidar com situações clínicas complexas e proporcionar suporte respiratório de forma eficiente. Isso não apenas aprimora a segurança para os pacientes, mas também amplia a capacidade de contribuir com a equipe médica de forma mais abrangente e qualificada”, conclui.

 


Siga-nos!