HCC

HCC, Secretaria Municipal de Saúde e Hemopasso promovem dia de doação de sangue

29/05/2023

O Hospital de Caridade de Carazinho realizou, no último sábado (27), uma campanha de doação de sangue, em parceria com o Hemocentro Regional de Passo Fundo – Hemopasso e com a Secretaria Municipal de Saúde. Durante todo o dia, foram coletadas 89 bolsas de sangue.

 

O Hospital de Caridade de Carazinho realizou, no último sábado (27), uma campanha de doação de sangue, em parceria com o Hemocentro Regional de Passo Fundo – Hemopasso e com a Secretaria Municipal de Saúde. Durante todo o dia, foram coletadas 89 bolsas de sangue.

De acordo com a enfermeira e gerente assistencial do HCC, Aline Vanessa de Ávila, novamente, a comunidade carazinhense participou de forma expressiva da ação. "A campanha de doação de sangue realizada aqui no HCC, demonstrou todo o empenho da comunidade para realizar este gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que necessitam pelos mais diversos tratamentos”, explicou Aline.

Ela ainda salienta que nem todos aqueles que fizeram o cadastro, puderam doar sangue. “Antes da coleta do sangue, os voluntários realizam o cadastro, passam por uma análise dos sinais vitais - batimentos cardíacos, pressão arterial, temperatura e peso -, realizam o teste de anemia e passam pela triagem clínica, que consiste em uma entrevista confidencial sobre as condições de saúde da pessoa. O doador precisa ser aprovado em todas essas etapas para realizar a coleta, que é de aproximadamente 450ml de sangue e dura, em média, sete minutos”, esclarece Aline.

Depois da doação, todos os voluntários receberam um lanche e foram orientados a ingerir bastante líquido, ter uma boa alimentação, a evitar o fumo, a bebida alcoólica, a exposição ao sol e a prática de exercícios físicos nas primeiras horas após a coleta. Além disso, receberam informações referentes aos cuidados com o curativo.

A secretária de saúde de Carazinho, Anelise Almeida, ressalta que a Secretaria da Saúde reforça a importância de ações de doação de sangue em conjunto com o Hospital de Caridade de Carazinho. “Que as pessoas possam participar deste importante momento de doação as pessoas que necessitam. A manutenção dos estoques de sangue é a segurança a todos nós”, disse.

Os doadores ainda receberam brindes da equipe da Seara da Canção Gaúcha de Carazinho. Segundo o presidente, Gustavo Weber, é de suma importância a ação do HCC, em parceria com o Hemopasso, e precisa ser muito valorizada. “A Seara da Canção Gaúcha, de forma singela, associa-se a essa campanha, auxiliando na divulgação e destinando um presente do festival para cada doador, como forma de retribuir o carinho da doação”, disse.


Siga-nos!