HCC

Equipes do HCC realizam treinamento sobre prevenção e manejo e hemorragia puerperal

26/05/2023

O Hospital de Caridade de Carazinho sediou um treinamento para as equipes do Bloco Cirúrgico, da Maternidade, do Centro de Recuperação, do Centro Obstétrico, da Farmácia e aos alunos do Técnico em Enfermagem da Escola Sorg e os da Enfermagem da ULBRA, com o tema: Prevenção e manejo da hemorragia puerperal.

O parto é um evento natural, em que o corpo da mulher trabalha em conjunto com o bebê, sem intervenções de rotina para que o nascimento aconteça. Mas há situações em que uma assistência de urgência pode sim, ser necessária. É o caso das hemorragias, quando a mãe passa por um sangramento muito intenso durante o parto, seja em um parto normal ou em uma cesárea.

Pensando nisso, o Hospital de Caridade de Carazinho sediou um treinamento para as equipes do Bloco Cirúrgico, da Maternidade, do Centro de Recuperação, do Centro Obstétrico, da Farmácia e aos alunos do Técnico em Enfermagem da Escola Sorg e os da Enfermagem da ULBRA, com o tema: Prevenção e manejo da hemorragia puerperal.

O evento aconteceu durante essa quarta-feira (24), no Salão Nobre do HCC e foi ministrado pela farmacêutica e consultora hospitalar, Cristina Jarzynski. Também participaram do evento toda a equipe médica de obstetrícia da instituição de saúde.

Segundo a enfermeira obstétrica da Maternidade do HCC, Érica Kimura Nunes, um sangramento aumentado no pós parto merece atenção dobrada das equipes que estão prestando o atendimento, tanto no parto vaginal, quanto no parto cesárea. “É extremamente importante que a equipe esteja em sincronia para atender este tipo de intercorrência”, disse.

A gerente assistencial e enfermeira, Aline Vanessa de Ávila, explica que a capacitação dos profissionais tem o objetivo de proporcionar cada vez mais a segurança do paciente aliado ao cuidado de maneira prática e eficiente. “O conhecimento da equipe, é componente principal nos cuidados a paciente com hemorragia pós-parto. A importância da equipe em estar em constante capacitação, traz esta segurança tão necessária nas ações qualificando o atendimento e principalmente, salvando vidas”, disse.

Protocolo Estadual de Prevenção e Manejo da Hemorragia Puerperal

Esse treinamento faz parte da Resolução 237/22- CIB/RS, a qual determina um Protocolo Estadual de Prevenção e Manejo da Hemorragia Puerperal, que deve ser utilizado em todas as Maternidades vinculadas à rede materno-infantil no Estado do Rio Grande do Sul. Além dos treinamentos, a Maternidade recebeu maletas para atendimento imediato das hemorragias pós parto.

O objetivo é realizar capacitações e treinamentos para as equipes sobre medicamentos usados nessas situações e a importância deles no âmbito hospitalar e no atendimento à vida das mulheres gestantes e puérperas e, ainda, divulgar o Protocolo Estadual de Prevenção e Manejo da Hemorragia Puerperal do RS.


Siga-nos!