HCC

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é realizada no HCC

28/11/2022

O objetivo foi orientar e conscientizar os colaboradores da instituição de saúde sobre a importância dos cuidados, da atenção e das medidas de segurança, a fim de evitar acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

Durante a última semana, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital de Caridade de Carazinho, realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) 2022, a qual teve o objetivo de orientar e conscientizar os colaboradores da instituição de saúde sobre a importância dos cuidados, da atenção e das medidas de segurança, a fim de evitar acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

Esse ano o tema geral foi: “Seu maior patrimônio é a vida... Sua maior proteção é a prevenção” e a programação contou com palestras do psicólogo clínico Marcelo Graciano sobre a importância do autocuidado, da fisioterapeuta Rafaela Mezzomo Arcce sobre posturas corretas no ambiente de trabalho, da enfermeira do serviço de controle de infecção hospitalar Inara Câmara Cruz sobre o uso correto de EPI’s, e do médico Dr. Carlos Muneroli sobre saúde ocupacional.

Segundo a técnica em segurança do trabalho e organizadora do evento, Elisângela de Oliveira esse ano foi a oportunidade de voltar a realizar a SIPAT presencial. “Considero que foi muito positiva. Ficamos 2 anos com ela em formato on-line, foi uma grande experiência, uma oportunidade de aprendizado e conhecimento diferenciado, mas nada se compara poder reunir os colegas e ver a alegria deles nas dinâmicas com os palestrantes e também ver a comissão realizada com um evento”, explica.

Ela ainda salienta que a SIPAT é muito importante tanto para os organizadores, que se dedicam para aquele momento, quanto para os colaboradores que podem participar, agregar conhecimentos, sanar dúvidas, trocar experiências e com certeza, visualizar o quão importante é estar seguro, o quão importante é utilizar de forma correta os EPI’s. “Eu estou muito feliz com o trabalho realizado nessa semana, o grupo está de parabéns e estava muito focado no sucesso da 29ª SIPAT”, conclui.

O médico do trabalho Dr. Carlos Muneroli, ressalta que o evento é importante, pois demonstra a preocupação do Hospital com seus colaborares. “A saúde ocupacional é uma missão importante dentro de uma instituição hospitalar. Preservar e cuidar da saúde de seus colaboradores. É gratificante, nós como médicos do trabalho, podermos participar de eventos como esse. Agradeço muito a oportunidade”, diz. 

 

 

 


Siga-nos!