HCC

HCC realiza programação em prol do Setembro Amarelo

04/10/2022

Durante o mês de setembro, o Hospital de Caridade de Carazinho realizou algumas ações em prol do Setembro Amarelo, mês dedicado a prevenção ao suicídio.

Durante o mês de setembro, o Hospital de Caridade de Carazinho realizou algumas ações em prol do Setembro Amarelo, mês dedicado a prevenção ao suicídio.  

Na quinta-feira (29), o Setor de Psicologia da instituição de saúde promoveu uma palestra voltada aos colaboradores, bem como a equipe de enfermeiras e técnicos em enfermagem da instituição, equipe de enfermeiras, técnicas e oficineira de saúde mental e equipes de serviço social, psicologia, recepção, nutrição, SAMU e gerência assistencial.

O primeiro tema trabalhado foi “Suicídio na Adolescência” com a especialista em psicanálise e psicóloga Cristiane Rassele Kellermann. O segundo tema foi “Deprê o que?”, voltado para o transtorno depressivo, com o psicólogo da instituição Marcelo Graciano e a estagiária em psicologia Laisa Maniz. “Momentos como esses são importantes para que possamos pensar sobre a necessidade do cuidado com os nossos sentimentos e enquanto profissionais da saúde, pensarmos no cuidado com os sentimentos do "outro". Conscientizar sobre a prevenção do suicídio e desmistificar estigmas com relação ao sofrimento mental são campanhas importantes, pois nos trazem informações úteis que podem salvar vidas”, explica Marcelo.

Durante o mês de Setembro os alunos do Curso de Operador de Processos Logísticos Industriais do SENAI de Carazinho trabalharam, orientados pela Instrutora Marília Cunico, assuntos referentes ao Setembro Amarelo. Entre as ações, eles elaboraram cartões com o objetivo de dar uma palavra de apoio e incentivo aos internados e aos profissionais de saúde do Hospital de Caridade de Carazinho.  “Os cartões foram produzidos pelos próprios alunos que tiveram empatia ao escrever o que gostariam de receber, caso estivessem em algum momento de conflito”, disse Marília.

No dia 29 de setembro, a equipe do HCC recebeu os cartões. Marília ainda salientou que a ação foi idealizada a partir da experiência de uma aluna, a qual está internada na Unidade de Saúde Mental do HCC. “Após deixar as palavras de conforto para a nossa colega, optamos também em levar essa palavra para mais pessoas e que isso sirva de prevenção para os problemas de saúde mental”, conclui.

Já no dia 30 de setembro, para encerrar as programações, os pacientes internados na Unidade de Saúde Mental participaram de uma programação realizada pela equipe do Setor, onde houve uma confraternização.

A gerente assistencial Aline Vanessa de Ávila, ressalta que apesar de ser um assunto delicado, é muito importante falar sobre o suicídio e, principalmente, sobre as maneiras como preveni-lo. “Muitas pessoas pensam que esse ato é uma realidade distante e que afeta poucas pessoas, mas, infelizmente os dados mostram ao contrário. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do mundo. Isso significa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem a vida dessa forma. Pensando nisso, que o Hospital de Caridade de Carazinho tem uma preocupação especial com o assunto e, através do Setor de Psicologia e parceiros realiza diversas ações em prol da causa”, explica Aline.  


Siga-nos!