HCC

Equipes da Maternidade e da Pediatria do HCC realizam treinamento sobre sistema de acesso vascular intraósseo

30/09/2022

Realizado pela empresa Max Cirúrgica, o treinamento foi ministrado pelo enfermeiro e especialista em cardiologia, Márcio Costa, e teve o objetivo de proporcionar soluções seguras, rápidas e eficientes para situações de acesso intravenoso difícil ou impossível em casos de emergência, urgência ou tratamento médico, principalmente em casos de crianças

Durante todo o dia da última quinta-feira (29) as equipes da Maternidade e da Pediatria do Hospital de Caridade de Carazinho, bem como médicos, enfermeiras e técnicas de enfermagem, realizaram um treinamento sobre o sistema de acesso vascular intraósseo.

Realizado pela empresa Max Cirúrgica, o treinamento foi ministrado pelo enfermeiro e especialista em cardiologia, Márcio Costa, e teve o objetivo de proporcionar soluções seguras, rápidas e eficientes para situações de acesso intravenoso difícil ou impossível em casos de emergência, urgência ou tratamento médico, principalmente em casos de crianças. “O uso do sistema no qual estamos fazendo o treinamento oferece acesso venoso periférico com o desempenho de um cateter venoso central”, diz Márcio.

Ele ainda explicou que as condições clínicas para considerar esse procedimento, são de choque séptico, trauma, queimaduras, desidratação, anafiláticos, hemorragia pós-parto, parada cardíaca, disritmia, infarto, insuficiência respiratória, estado asmático, pneumonia, acidente vascular cerebral, hipotermia, doença infantil, entre outras.    

Segundo a pediatra Dra. Michelini Souljlle, com a aquisição das agulhas para punção intraóssea o HCC conta com uma ferramenta decisiva para aqueles pacientes, principalmente pediátricos que chegam a nossa emergência com quadros graves. “São exemplos os pacientes extremamente desidratados, onde a obtenção do acesso venoso num primeiro momento é difícil o que atrasa o início do tratamento. Em se tratando de pacientes críticos esses primeiros minutos são valiosos. Tive a oportunidade de testar o material adquirido e com certeza vai melhorar muito o atendimento de emergência em pediatria”, explica a Pediatra.

A gerente assistencial e enfermeira Aline Vanessa de Ávila, explica que esse procedimento é um grande recursos para salvar vidas, principalmente em uma emergência pediátrica, onde a situação de conseguir uma acesso venosos pode definir a vida desse paciente. “A capacitação dos profissionais tem o objetivo de proporcionar cada vez mais a segurança do paciente aliado ao cuidado de maneira prática e eficiente, ofertando a comunidade de Carazinho e região um serviço de excelência no âmbito da saúde", explica.

Acesso venoso

O acesso venoso permite que sejam fornecidos medicamentos, hidratação, hemocomponentes e nutrientes de forma rápida aos pacientes, diretamente na corrente sanguínea. Normalmente, é inserido nas veias sanguíneas do braço do paciente, se necessário, na internação hospitalar. Já o acesso intraósseo consiste na introdução de uma agulha na cavidade da medula óssea, que, por ser formada por estruturas rígidas, não sofre risco de reduzir sua luz em situações adversas extremas.

 


Siga-nos!