HCC

Psicólogo Clínico do HCC inicia Mestrado em Portugal com projeto sobre Suicídio de adolescentes em urgência e emergência hospitalar

11/08/2022

Ele apresentou seu pré-projeto intitulado: A Prevalência de Ideação Suicida em Adolescentes e Adultos Jovens via Emergência e Urgência Hospitalar, o qual será validado em uma escala de suicídio americana para o português e será sua dissertação de Mestrado, a ser apresentada no próximo ano.

Durante os meses de junho e julho, o psicólogo clínico do Hospital de Caridade de Carazinho, Marcelo Graciano, esteve iniciando o Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde na Universidade Fernando Pessoa, da Stevenson Educacional, localizada na cidade de Porto em Portugal.

Neste período ele apresentou seu pré-projeto intitulado: A Prevalência de Ideação Suicida em Adolescentes e Adultos Jovens via Emergência e Urgência Hospitalar, o qual será validado em uma escala de suicídio americana para o português e será sua dissertação de Mestrado, a ser apresentada no próximo ano.

Outro trabalho foi a apresentação do artigo sobre Morte Encefálica, o qual será publicado na revista da Universidade. Além disso, Marcelo realizou atendimentos em uma clínica escola, possibilitando a prática nos atendimentos.

Marcelo ressalta que o processo seletivo iniciou em 2020, em meio a pandemia, e neste ano mesmo já foi selecionado para cursar o Mestrado. “Desde que me inseri no curso de graduação em Psicologia, tive o objetivo de dar continuidade aos meus estudos e me especializar em uma universidade renomada fora do Brasil. Poder estar em outro país, para me especializar na minha área de atuação, agregar e compartilhar conhecimentos com mestres e colegas de outras Instituições de Saúde, foi uma experiência única e muito construtiva”, explica Marcelo.

Marcelo ainda salienta a importância da ampliação de seus conhecimentos na sua área de atuação, desempenhada no Hospital de Caridade de Carazinho, onde atua como psicólogo clinico hospitalar e faz parte da equipe multidisciplinar. “Enquanto profissional de psicologia desempenho minha função com o intuito de escutar, acolher e auxiliar o paciente e seus familiares nesta fase de adoecimento, buscando mais resolutividade para suprir as necessidades no que se remete ao contexto da saúde emocional”, conclui.

Segundo a gerente assistencial do HCC, Aline Vanessa de Avila, a qualificação técnica, humana e de gestão de seus profissionais é uma das prioridades do HCC. Por isso, além de promover, constantemente, treinamentos internos, o hospital apoia e incentiva a participação em eventos e cursos externos, sempre com o objetivo de proporcionar aos pacientes o melhor atendimento e o acesso às melhores técnicas e tratamentos disponíveis. 


Siga-nos!