HCC

Capacitação da equipe multiprofissional da nova UTI do HCC

02/03/2022

Faltando poucos dias para a inauguração da nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Caridade de Carazinho, aproximadamente 100 profissionais participaram dos treinamentos para manuseio dos novos equipamentos

Faltando poucos dias para a inauguração da nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Caridade de Carazinho, aproximadamente 100 profissionais participaram dos treinamentos para manuseio dos novos equipamentos, de segunda-feira (21) à quarta-feira (24). Dentre os profissionais, estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos e colaboradores do setor de higienização.

O primeiro treinamento, ministrado pelo representante da empresa Lifemed, Bolívar Júnior, foi sobre bombas de infusão, após foi trabalhado o funcionamento e manuseio das Estativas, Central de Monitorização e Monitor Multiparamétrico, com os fisioterapeutas da empresa MA Hospitalar, Camila Tarouco e Maicom Pereira. Por fim, o treinamento foi sobre Ventilador Mecânico Servo Air da Globalmed com o fisioterapeuta Wesley Fernandes.

Segundo a supervisora do Setor de Fisioterapia do HCC, Aline Ertel Ribeiro, o objetivo dos treinamentos é aumentar a segurança assistencial ao paciente de terapia intensiva, facilitando a tomada de decisão e terapêutica, visando a reabilitação do paciente de forma humanizada, contribuindo para a sua recuperação. “Capacitar a equipe multiprofissional para realizar junto ao paciente a assistência de que ele necessita, visando a melhora da qualidade do cuidado intensivo associado a tecnologia do novo ambiente”, explica a Fisioterapeuta Aline.

Para a gerente assistencial, Aline Vanessa Ávila, o conceito de uma Unidade de Tratamento Intensivo humanizada está no atendimento de excelência ao paciente e acolhimento multiprofissional as famílias. “Todos os leitos são individuais, com iluminação natural, equipados com televisores e poltronas que possibilitam a visita estendida conforme análise individualizada e indicação da equipe. Os equipamentos tem tecnologia avançada, possibilitando melhorar o trabalho dos profissionais de saúde que atuam nos diferentes turnos, usando da segurança de equipamentos como estativas, por exemplo, que mantém todos os equipamentos instalados com monitorização em tempo real, trazendo mais controle e rapidez nas ações de cuidado e tomada de decisão ágil nas intervenções tão necessárias nos cuidados críticos”, explica a gerente Aline, salientando que os colaboradores estão participando ativamente das capacitações, as quais ocorrem de forma prática, para que todos tenham oportunidade de aprender diretamente no ambiente em que irão desenvolver as suas atividades.

Equipamentos modernos e de excelência

O Hospital de Caridade de Carazinho contará a partir da próxima semana com sua nova UTI, a qual será uma das mais modernas do Rio Grande do Sul, com equipamentos adquiridos de empresas líderes no mercado mundial sinônimos de confiabilidade e de excelência em países como Alemanha, Estados Unidos e Suécia. Toda a tecnologia investida, atualmente encontrada principalmente em instituições privadas, será destinada também para os pacientes internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Inauguração da nova UTI

A transformação do serviço de saúde de Carazinho ganhará um novo capítulo importante na tarde desta sexta-feira (04). O Hospital de Caridade de Carazinho inaugurará, em solenidade no Salão Nobre, a nova Unidade de Tratamento Intensivo Osvaldo Biolchi. Um empreendimento com valor total de aproximadamente R$ 4 milhões e que oferece 43% a mais da capacidade atual em leitos de internação. 

 


Siga-nos!