HCC

Fevereiro Laranja: um alerta sobre o combate à Leucemia

19/02/2021

O responsável técnico pela Oncologia do Hospital de Caridade de Carazinho, Luciano Alt, fala sobre a Leucemia e alerta sobre o diagnóstico precoce, bem como da importância do Fevereiro Laranja.

A Leucemia é uma doença que ocorre a partir das células do sangue, quando ainda estão em sua fábrica (a medula óssea). Estas células brancas (leucócitos) se dividem rapidamente e podem ir para a corrente sanguínea, atrapalhando o funcionamento do organismo. Como as células brancas estão em excesso, elas podem atrapalhar na produção dos glóbulos vermelhos e plaquetas, podendo levar a anemia e sangramentos espontâneos, além de cansaço fácil.

O responsável técnico pela Oncologia do Hospital de Caridade de Carazinho, Luciano Alt, fala sobre a Leucemia e alerta sobre o diagnóstico precoce, bem como da importância do Fevereiro Laranja.

Quais os tipos de Leucemia e seus tratamentos?

Existem vários tipos de leucemias, mas, basicamente, existem as crônicas e as agudas.

-Crônicas

 As crônicas tem longo curso de evolução e, quando descobertas, tem tratamentos mais simples e eficazes, muitas vezes, apenas tomando comprimidos.

-Agudas

As agudas, no entanto, são agressivas e requerem tratamentos mais tóxicos, como quimioterapia por bastante tempo e, dependendo do caso, avaliação para transplante de medula óssea ou novos tratamentos em estudo no mundo todo.

No Hospital de Caridade de Carazinho é feito, no momento, apenas o tratamento para leucemias crônicas. Essas geralmente é tratada com comprimidos e, algumas vezes, quimioterapia.

Sintomas

Fraqueza, cansaço fácil, sangramentos sem trauma (urina, fezes, gengivas) ou manchas rochas no corpo devem levar o paciente ao médico para investigação.

Fatores de Risco

Não são identificados fatores de risco bem definidos para o surgimento de leucemias. Mas sabemos que pessoas expostas a radiações ionizantes, como trabalhadores em serviços de radiologia se não protegidos ou, por exemplo, expostos a radioatividade (acidentes nucleares), são mais suscetíveis.

Diagnóstico

A suspeita diagnóstica geralmente acontece através de um exame de sangue comum, hemograma. Depois disso, exames específicos devem ser feitos para confirmar.

A importância da Campanha Fevereiro Laranja

O Fevereiro Laranja abre a possibilidade de discutir e desmistificar o assunto. A maioria das pessoas se assusta com a palavra Leucemia, mas, bem conduzidos, os tratamentos podem ser bem efetivos.

Doação de Medula

A doação de medula se faz retirando sangue de dentro dos ossos (ossos da bacia), onde, na medula óssea, tem as células-tronco do sangue, que serão aplicadas na veia do receptor. Estas células tronco do doador vão para a medula doente do receptor e, assim, povoam a medula com células saudáveis.

Doe

Para ser um doador de medula é necessário procurar o hemocentro e agendar uma consulta de esclarecimento. Neste momento, caso a pessoa se sinta apta a doar ela preenche um cadastro e coleta uma amostra de sangue (5 ml) para testes de tipificação HLA – fundamental para a compatibilidade do transplante. Estes dados serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) e, em caso de identificação de compatibilidade com um paciente, a pessoa será contatada para realizar outros testes.

Interessados de Carazinho e região que queiram agendar, basta entrar em contato com o Hemopasso pelo telefone (54) 3311-1427. Para mais informações também pode ser contata a equipe da Agência Transfusional do HCC, pelo telefone (54) 3329 9898, ramal 251.


Siga-nos!