HCC

HCC sedia momento histórico de vacinação contra a Covid-19

21/01/2021

Para a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) foram disponibilizadas 10.200 doses da vacina e neste primeiro momento são 905 doses para Carazinho, disponibilizadas aos profissionais da saúde, sendo eles das Unidades de Saúde, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do HCC e também para os idosos que vivem em instituição de longa permanência, segundo informações da Secretaria de Saúde

O Hospital de Caridade de Carazinho sediou um momento histórico na tarde de quarta-feira (20), onde a Secretaria da Saúde de Carazinho aplicou as primeiras doses da vacina contra a Covid-19, em um ato simbólico no Salão Nobre.

Para a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) foram disponibilizadas 10.200 doses da vacina e neste primeiro momento são 905 doses para Carazinho, disponibilizadas aos profissionais da saúde, sendo eles das Unidades de Saúde, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do HCC e também para os idosos que vivem em instituição de longa permanência, segundo informações da Secretaria de Saúde.

No ato simbólico, oito profissionais de saúde representando o grupo prioritário receberam a vacina. A primeira foi para o enfermeiro Cléverson Metzdorf representando os profissionais do SAMU, que atua há 9 anos como enfermeiro intervencionista do SAMU Carazinho.

Recebeu a vacina, representando todos os médicos da linha de frente do Hospital de Caridade de Carazinho Dr. Darlan Martins Lara, o qual também é Diretor Técnico do HCC, médico intensivista da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e na UTI da Covid-19. Dedica-se ao HCC desde novembro de 1993 e à UTI desde novembro de 1994. Já os enfermeiros da Unidade de Isolamento Covid-19 do HCC, bem como a UTI Covid-19, foram representados pela enfermeira Iara Oliveira Pimentel, a qual atua há 23 anos na Instituição. Os técnicos de enfermagem da Unidade de Isolamento Covid-19 foram representados pelo técnico Luís Antônio Oliveira dos Santos, que também é funcionário da Secretaria de Saúde, atuante no Laboratório Municipal e na Vigilância Epidemiológica. Representando os colaboradores da higienização do HCC, Carina Alice Cardoso, que trabalha atualmente na Emergência e foi uma das primeiras a fazer a higienização da Unidade Covid-19.

Ainda receberam a vacina o Dr. Márcio Dacroce, representando todos os profissionais da Atenção Básica do município, a Dra. Luana Pretto Dias, representando os médicos da UPA, e representando os enfermeiros e demais profissionais da UPA, a enfermeira Chari Francielli Bandeira que atua na tenda Covid-19 da UPA e do HCC.

A vacinação foi feita pelas mãos das técnicas de enfermagem Marlise Daiana Matos de Quadros e Jaqueline Delavy dos Santos, da Sala de Vacinas Central da Secretaria de Saúde.

Em nome dos vacinados, o médico Darlan M. Lara, fez o uso da palavra e emocionou os presentes, relatando a rotina profissionais de saúde que trabalham na linha de frente, bem como o medo e a insegurança. “Vivenciar a Unidade Covid-19 é algo que a maioria de nós não fazia ideia do que significava. Chegamos aqui, hoje, mais fortes do que quando começamos essa história. Eu sou o médico com mais tempo de serviço dentro do HCC, eu fui o primeiro plantonista no primeiro dia de funcionamentos da UTI e até hoje eu faço plantão. ‘Verás que o filho teu não foge à luta’, e vamos continuar lutando”, disse.

O presidente do HCC Jocélio Cunha, agradeceu o empenho de todos para que esse dia chegasse, principalmente do Executivo Municipal, bem como da Secretaria de Saúde de Carazinho. “Hoje é um dia histórico, só quem passou pela Covid-19 ou perdeu um familiar ou amigo sabe o que significa essa esperança, de iniciar a vacinação aqui no município de Carazinho. Neste período atípico, decorrente à Covid-19, unimos forças e conseguimos reestruturar o HCC para enfrentamento da Pandemia”, explica Jocélio.

O Promotor de Justiça Paulo Estevam Araújo, representando o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covi-19, salientou que no início foi montado um exército de soltados para lutar contra o vírus e hoje é uma alegria poder presenciar essa primeira vacinação. “Podemos dizer que conseguimos um equilíbrio, entre a economia e a saúde, dando um atendimento médico e hospitalar de qualidade”, disse.

A Secretária da Saúde Anelise Almeida ressaltou que chegou o grande dia, um grande alento para todos os profissionais da saúde e para a população em geral. “Estávamos aguardando ansiosamente por esse momento e estaremos agindo com todo o cuidado, recebendo e aplicando essas doses de acordo com os critérios do Ministério da Saúde. É com muita responsabilidade que fizemos todo esse acondicionamento e a distribuição, para que tudo tenha seu andamento da melhor forma possível. Torcemos muito para que possamos receber mais doses e contemplar mais pessoas do nosso município”, diz Anelise.

O prefeito Milton Schmitz, por sua vez, destacou que esse trabalho conjunto proporcionou muitos benefícios para a comunidade e para a população, que têm à sua disposição serviços de saúde e profissionais de excelência. “Precisamos saudar quantas vidas foram salvas por esses profissionais que hoje estão aqui. Profissionais que nos dão orgulho, por não desistirem da luta. Vamos continuar com os cuidando e aguardar que logo vamos ter mais doses para o restante da população”, finalizou. 


Siga-nos!