HCC

HCC investe em suporte respiratório inovador e de alta qualidade tecnológica

14/08/2020

O equipamento de alto fluxo de oxigênio, para ventilação não invasiva, deverá ser utilizado em pacientes com dificuldades respiratórias, tanto em adultos como em crianças e vem sendo utilizado por outros hospitais em grandes centros como uma excelente alternativa no tratamento da COVID-19 e em outras doenças respiratórias.

 

Uma alternativa inovadora de suporte respiratório, com maior qualidade, tecnologia e mais confortável para a utilização, foi adquirida pelo Hospital de Caridade de Carazinho. O equipamento de alto fluxo de oxigênio, para ventilação não invasiva, deverá ser utilizado em pacientes com dificuldades respiratórias, tanto em adultos como em crianças, e foi adquirida com investimento de aproximadamente R$ 50 mil. Esse equipamento vem sendo utilizado por outros hospitais em grandes centros como uma excelente alternativa no tratamento da COVID-19 e em outras doenças respiratórias.

O treinamento para manuseio do novo equipamento aconteceu, através de videoconferência, na tarde de quinta-feira (13), para os fisioterapeutas do HCC João Hartmann, Gabriela Vieira e Naiara Pereira. Os demais colaboradores da enfermagem, da equipe de suporte COVID, também realizaram o treinamento de maneira online.

A fisioterapeuta Naiara Pereira, salienta que este é um suporte de oxigênio que representa um importante avanço nas alternativas para o suporte ventilatório de doentes com dificuldade respiratória, sendo considerada uma terapia inovadora. “A terapia por alto fluxo é melhor tolerada pelos pacientes, devido sua interface ser um pequeno cateter posicionado nas narinas, desta forma, permitindo aos pacientes a realização de suas atividades. Ela fornece uma alta concentração de oxigênio, podendo este chegar a 100%, sendo esse gás aquecido e umidificado”, explica Naira, ressaltando que se trata de uma terapia inovadora de oxigênio, com o melhor do avanço tecnológico no que se refere ao suporte ventilatório não invasivo.

O diretor técnico do HCC, Dr. Darlan Martins Lara, salienta que a aquisição do VapoTherm, um equipamento que fornece oxigênio em alto fluxo, agrega uma tecnologia que contribui muito para o tratamento e recuperação de pacientes com disfunção respiratória. “Neste momento de pandemia, ele possibilita oxigenar o paciente, incrementando a oferta de oxigênio e a eliminação de gás carbônico, com um cateter nasal, o que é muito mais confortável ao paciente, uma vez que enquanto recebe oxigênio em alto fluxo, pode conversar ou alimentar-se, sem desconforto. Essa terapêutica pode ser adotada para uso intermitente, diário, por período de cerca de duas horas, acelerando ou contribuindo com sua recuperação. Há outras indicações para este equipamento, como em pacientes cardiopatas ou com doenças pulmonares crônicas. Como o aparelho ficará alocado na UTI, essas aplicações serão implementadas após a superação da pandemia”, explica.

Para o presidente do HCC, Jocélio Cunha, investir em equipamentos de qualidade tecnológica vem sendo uma prática constante para melhor atender a população. “A tecnologia na gestão hospitalar deve ser trabalhada constantemente para oferecer uma assistência clínica e avançada de qualidade, com recursos diagnósticos e terapêuticos. Além disso, temos a necessidade crescente de incorporar essas funcionalidades no dia a dia do HCC”, disse Jocélio.


Siga-nos!