HCC

HCC realiza o primeiro encontro da série de capacitações para gestantes

30/01/2020

A atividade que iniciou com um momento de descontração, contou, também, com uma palestra com o Médico Obstetra, Dr. Jeser Savoldi. Ainda, as gestantes e acompanhantes puderam conhecer a maternidade do HCC, orientados pela Enfermeira Obstétrica, Viviane Fassini.

O Hospital de Caridade de Carazinho promoveu, na noite de quarta-feira (29), o primeiro encontro de uma série de capacitações que acontecerão ao longo do ano, com o intuito de oportunizar orientações especializadas para as gestantes.

A atividade contou, inicialmente, com um momento de descontração, relaxamento e reflexão, proporcionado pelas educadoras do Instituto de Educação Nossa Senhora da Glória, Suelen Cavalini e Luana de Souza. Durante as dinâmicas, elas ressaltaram a importância do vínculo existente entre a mãe e o bebê para o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança.

Em seguida, as gestantes e seus acompanhantes assistiram à palestra “A importância do pré-natal", ministrada pelo Médico Obstetra do HCC, Dr. Jeser Savoldi. Em sua explanação, ele explicou sobre a estrutura do pré-natal, que abrange a assistência de uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas. Também, falou sobre a periodicidade das consultas médicas, que devem iniciar antes mesmo da concepção do bebê, a fim de identificar doenças maternas e verificar a saúde da mãe.

Além disso, o profissional detalhou a funcionalidade e o objetivo de cada um dos exames laboratoriais e de imagem solicitados durante o pré-natal; explicou como é calculada a idade gestacional do bebê; e salientou a importância do controle de peso durante o processo de gestação.

Depois da palestra, ainda, foi proporcionado aos participantes uma visita à Maternidade e ao Centro Obstétrico do HCC.

Atividades ao longo do ano

As atividades de capacitação destinadas às gestantes são gratuitas e acontecerão sempre na última quarta-feira de cada mês. As inscrições deverão ser realizadas até o dia anterior de cada atividade.

Os encontros abordarão diferentes temáticas, tais como, a importância de uma alimentação saudável e do aleitamento materno, os aspectos psicológicos da gestação e vínculo mãe-bebê; os primeiros cuidados com o recém-nascido; tipos de parto e anestesia; cuidados no puerpério – mitos e verdades; e a saúde bucal da mãe e do bebê.

A divulgação dos assuntos, profissionais e datas acontecerá nas semanas que antecederem a realização das atividades.

 


Siga-nos!