HCC

Ginástica laboral movimenta os colaboradores do HCC

26/09/2019

Em parceria com o SESMT, a fisioterapeuta da instituição de saúde, Naiara Pereira, realiza quinzenalmente exercícios físicos com os funcionários.

Com o objetivo de prevenir lesões e outras doenças ocasionadas pela atividade ocupacional, o Hospital de Caridade de Carazinho proporciona ao seus funcionários, quinzenalmente, momentos de ginástica laboral. As atividades são realizadas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, em parceria com a fisioterapeuta da instituição de saúde, Naiara Pereira.

Com duração de 15 minutos, em média, os exercícios propostos não melhoram somente a condição física do colaborador, mas também a psicológica, conforme explica a fisioterapeuta. “Eles favorecem a integração do grupo, contribuindo para a participação e a produção em equipe. Além disso, são responsáveis por corrigir vícios posturais, melhorar a disposição no trabalho, reduzir a incidência dos casos de lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, reduzindo, assim, os níveis de estresse e tensão geral”, comenta.

Ela ressalta, ainda, que os funcionários são estimulados a inserir a prática em sua rotina diária. “Pedimos que eles façam as atividades durante toda a semana, não apenas no dia em que nós os acompanhamos. Além disso, salientamos a necessidade de criar uma consciência corporal, de conhecer os limites do próprio corpo, reconhecer os sinais de alerta, como a dor, e de manter hábitos de vida saudáveis, inclusive no ambiente de trabalho”, enfatiza.

Conforme Naira, ficar atento à postura correta enquanto sentados, à altura e ao posicionamento ideal dos braços e pés, bem como, ajustar corretamente as cadeiras nos postos de trabalho, são orientações básicas para prevenir doenças. Ela lembra, também, a importância de que todo o corpo seja movimentado. “Seguimos uma ordem de cima para baixo, começando com cabeça, braços, coluna e pernas, de forma que todo o corpo seja beneficiado. São alongamentos musculares lentos, associados à técnicas de controle respiratório, de execução fácil e simples para que todos consigam fazer”, conclui.

 

Bem-estar

De acordo com a técnica em segurança do trabalho, Elisângela Dill de Oliveira, as atividades são voltadas, especialmente, aos profissionais que atuam nos setores administrativos, ou seja, que passam um grande período sentados. “Apesar dos investimentos em móveis e acessórios que visam o conforto do colaborador, como cadeiras adequadas e apoio para os pés, percebemos que eles continuavam a sentir dores e que elas eram ocasionadas pela postura incorreta. Com os momentos de ginástica laboral e as orientações transmitidas pela fisioterapeuta, portanto, esse problema que está sendo corrigido”, conta.

Ela ressalta, ainda, que as equipes são participativas e receberam a ação com muita animação. “Percebemos que eles adoraram a iniciativa, pois estão aderindo a prática diária de exercícios e nos relatando os benefícios. Ficamos muito felizes com isso!”, finaliza.


Siga-nos!