HCC

26ª SIPAT aborda o protocolo clínico e as diretrizes terapêuticas do coquetel HIV

24/07/2019

No terceiro dia da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, enfermeiras do Serviço de Assistência Especializada falam com os profissionais do HCC

No terceiro dia de atividades da 26ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho – SIPAT, os profissionais do Hospital de Caridade de Carazinho assistiram à palestra “Orientações e efeitos colaterais do coquetel HIV”, ministrada pelas enfermeiras do Serviço de Assistência Especializada – SAE do município, Cristiane Sbardelotto e Mariceri Xavier.

Durante a explanação, ocorrida em dois turnos, elas apresentaram o protocolo clínico e as diretrizes terapêuticas da Profilaxia Antirretroviral Pós-Exposição de Risco à Infecção pelo HIV (PEP) - tratamento indicado pelo Ministério da Saúde às pessoas que tiveram exposição a algum material biológico com risco de transmissão do vírus, com o intuito de evitar a contaminação.

Nesse grupo de pessoas, estão os profissionais de saúde que, por acidente, acabam entrando em contato com materiais contaminados, como seringas, agulhas, sangue e secreções de pacientes.

Ao falar sobre o tema, portanto, as enfermeiras detalharam o passo a passo do atendimento desses casos, que inclui uma completa avaliação do risco da exposição – com a identificação do período e da forma de exposição, do tipo de material biológico envolvido e das condições sorológicas do exposto e da fonte.

Também, falaram sobre as medicações antirretrovirais utilizadas na profilaxia pós-exposição, suas indicações e contraindicações, seus efeitos adversos e forma de administração, além da investigação diagnóstica que confirma ou não a contaminação pelo vírus.

Por fim, ainda, sanaram dúvidas dos participantes, ressaltando a importância do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, que protegem o profissional da saúde durante o atendimento de pacientes portadores de doenças infectocontagiosas.

Sobre a SIPAT

Promovida anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do HCC, a SIPAT visa orientar e conscientizar os colaboradores da instituição de saúde sobre a importância dos cuidados, da atenção e das medidas de segurança, a fim de evitar acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

Como tema “Um trabalho bem executado tem a segurança como resultado”, o evento deste ano iniciou na segunda-feira (22) e estende-se até quinta-feira (25).

Em seu último dia, a programação do evento conta com a palestra “Cuidados ao movimentar pacientes do leito e evitar acidentes de trabalho”, que será ministrada pela fisioterapeuta Naiara Pereira em dois horários, às 9h e às 15h.


 


 


Siga-nos!