HCC

Espiritualidade e luto são temas de capacitação no HCC

12/07/2019

Atividade foi conduzida pelo capelão da Universidade Luterana do Brasil - campus Carazinho, Pastor Elton Fischer, e pela enfermeira, mestre em Enfermagem e docente da ULBRA Carazinho, Juliana Marchiori Lara.

O luto e a espiritualidade são assuntos que permeiam o cotidiano dos profissionais da saúde. Por essa razão, a temática norteou a palestra proporcionada, na quinta-feira (11), aos profissionais que atuam no Serviço Social, na Unidade de Terapia Intensiva, na Oncologia e no setor de Psicologia do Hospital de Caridade de Carazinho, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Ministrada pelo capelão da Universidade Luterana do Brasil - campus Carazinho, Pastor Elton Fischer, e pela enfermeira, mestre em Enfermagem e docente da ULBRA Carazinho, Juliana Marchiori Lara, a atividade foi organizada com o intuito de proporcionar um momento de reflexão acerca da forma como as equipes estão vivenciando e lidando com a perda de seus pacientes.

Afinal, de acordo com a psicóloga organizacional da instituição, Camila Jacoby, a preparação para enfrentar as situações de óbito é uma demanda crescente das equipes do HCC. “Sempre que realizamos um treinamento, perguntamos aos funcionários sobre as temáticas que gostariam que fossem trabalhadas e esse é um ponto frequente. Acreditamos que quando oportunizamos momentos de conversa e reflexão, conseguimos orientá-los e capacitá-los para a melhor condução desses casos”, afirma.

Durante a palestra, portanto, pastor Elton explanou sobre religiosidade e espiritualidade, comentando sobre os tabus e preconceitos que envolvem a morte e a perda, compartilhando experiências e salientando a importância em respeitar as crenças alheias.

Ao abordar os métodos de comunicação de más notícias e a humanização do cuidado da morte, a enfermeira Juliana, por sua vez, ressaltou a importância de conhecer a si mesmo e os seus limites. “É um tema que faz parte do nosso dia a dia e nós paramos pouco para refletir sobre o seu significado para as famílias, para o paciente e para nós, profissionais. É essencial, portanto, que possamos refletir sobre o modo como lidamos com essas perdas, para que, assim, consigamos ajudar as famílias nesse momento, trabalhando com profissionalismo sem afetar a nossa saúde mental”, salientou, parabenizando o HCC pela iniciativa. 

 


Siga-nos!