HCC

Oncologia do HCC promove atividade direcionada aos municípios referenciados pelo serviço

12/09/2018

O objetivo da ação foi transmitir orientações quanto ao funcionamento do setor, promovendo uma integração entre as equipes e esclarecendo dúvidas, para que a assistência aos pacientes acorra sempre da melhor forma.

O Serviço de Oncologia do Hospital de Caridade de Carazinho realizou, nesta terça-feira (11), uma atividade informativa direcionada aos médicos e às equipes assistenciais dos 20 municípios que têm o serviço como referência – pertencentes à 6ª e à 15ª Coordenadorias Regionais de Saúde -, bem como, das unidades básicas de saúde de Carazinho.

O objetivo da ação foi transmitir orientações quanto ao funcionamento do setor, promovendo uma integração entre as equipes e esclarecendo dúvidas, para que a assistência aos pacientes acorra sempre da melhor forma. Por isso, foram organizados dois encontros concomitantes: um voltado aos médicos e outro à equipe assistencial – nutricionistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, além dos secretários de saúde.

Em ambos os momentos, foram ressaltadas informações referentes ao atendimento direcionado aos pacientes, bem como, os processos que envolvem o encaminhamento deles ao serviço, os exames necessários para a sua admissão e os cuidados que competem aos profissionais de saúde dos municípios de origem. Também, foram salientadas questões psicológicas, nutricionais, medicamentosas, de assistência social e enfermagem.

De acordo com o cirurgião oncológico do HCC, Dr. Ivan Ludtke, a atividade foi importante, especialmente, por promover um contato direto entre a equipe da Oncologia e os profissionais dos municípios referenciados pelo serviço, o que auxilia na dinâmica dos atendimentos e encaminhamentos. “Durante esse encontro, foi possível sanar as dúvidas pontuais dos municípios, já que a assistência à saúde, em cada um deles, possui particularidades. Além disso, orientamos sobre quais pacientes devem ser encaminhados ao serviço, detalhando os protocolos – que foram todos entregues por escrito aos representantes das secretarias de saúde”, destacou.

Para o coordenador médico e oncologista do serviço, Dr. Luciano Alt, a atividade serviu, também, como uma forma de avaliação do serviço, que, há um ano, passou a atender os pacientes oriundos da 15ª CRS. “Conseguimos, nessa oportunidade, fazer um balanço do serviço de Oncologia do HCC, verificando o que está funcionando ou não. Recebemos, nesse sentido, relatos positivos e estabelecemos metas na organização dos atendimentos, a fim de que o acesso dos pacientes ao serviço ocorra de forma rápida e eficiente”, salientou.

Além dos médicos, explanaram, durante a atividade, a enfermeira Janete Ferla, a farmacêutica Eliane Arndt, a nutricionista Anelise Kayser, o psicólogo Marcelo Graciano e a assistente social Maira dos Santos – todos membros da equipe do serviço de Oncologia do HCC.


Siga-nos!