HCC

Palestras da 25ª SIPAT abordam o cuidado com a saúde como uma prioridade diária

17/08/2018

Promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do HCC, evento aconteceu de 13 a 17 de agosto.

Na quarta-feira (15), a programação da 25ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho – SIPAT, do Hospital de Caridade de Carazinho, foi marcada pela realização da palestra “Acidentes de Trabalho e seus Aspectos Psicológicos”, ministrada pelo psicólogo clínico da instituição de saúde, Marcelo Graciano.

Na ocasião, ele ressaltou a importância do cuidado, da atenção e da responsabilidade durante a execução das atividades laborais, a fim de prevenir acidentes de trabalho. Também, falou sobre os sentimentos que envolvem o profissional que sofre um acidente – tais como, ansiedade, medo e insegurança -, bem como, os fatores psicológicos que podem desencadear o estresse – uma das causas dessas ocorrências.

Ainda, de forma divertida, orientou os participantes sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, e, para descontrair, envolveu-os em animadas coreografias.

Já na quinta-feira (16), o cronograma da SIPAT - cujo tema era “Cuidado com o profissional: uma prioridade diária” - contou com a palestra “A importância da postura correta para realizar atividades diárias”, apresentada pela fisioterapeuta do HCC, Naiara Pereira.

Em sua explanação, ela falou, inicialmente, sobre os danos que a má postura e a sobrecarga sobre as vértebras podem ocasionar à coluna. Depois, transmitiu orientações sobre a postura correta na hora de sentar, com destaque para posição das pernas, dos ombros e das costas, as posições adequadas para dormir, a maneira ideal de levantar um peso do chão e de realizar atividades do dia a dia, além da importância de distribuir o peso em ambas as mãos e de evitar o movimento de torcer as costas. No final, ainda, convidou a plateia para praticar exercícios de alongamento.

O encerramento do evento, por sua vez, ocorreu nesta sexta-feira (17), com a palestra “A tarefa de cuidar de mim”, ministrada pela enfermeira e secretária municipal de Saúde, Anelise Almeida.

Durante sua explanação - direcionada, exclusivamente, aos membros da CIPA -, a palestrante destacou a importância de cuidar do outro, de tratar bem a família, os amigos e colegas, mas, especialmente, de cuidar de si mesmo. “Nós somos responsáveis por nossa saúde. E vocês, como membros da CIPA, devem pensar primeiro na sua saúde e segurança para que possam, então, cuidar dos demais colegas”, destacou.  

Segundo a enfermeira, ainda, a qualidade de vida está fortemente ligada à satisfação com o trabalho exercido e existem fatores que contribuem para alcançá-la, tais como, o comprometimento, a empatia, o bom-humor, a iniciativa, a comunicação, o carinho e o trabalho em equipe. Porém, há, também, quesitos que causam efeito contrário, como sofrer por antecedência e enfatizar o lado negativo das situações.

Promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do HCC, a 25ª SIPAT aconteceu de 13 a 17 de agosto, com o objetivo de orientar e conscientizar os colaboradores da instituição de saúde sobre a importância dos cuidados, da atenção e das medidas de segurança, a fim de evitar acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

 


Siga-nos!