HCC

23ª SIPAT do HCC: Cuidando de você para você cuidar do próximo

28/09/2016

O evento, promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), iniciou na última segunda-feira (26) e conta com uma variada programação, que envolve palestras, teatros, atividades de alongamento e soltura corporal.

Com o objetivo de orientar e conscientizar os colaboradores sobre a importância dos cuidados, da atenção e das medidas de segurança, a fim de evitar acidentes e doenças no ambiente de trabalho, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital de Caridade de Carazinho está promovendo a 23ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho - SIPAT.
Inspirada no tema central do evento “Cuidando de você para você cuidar do próximo”, a programação de terça-feira (27), contou com a peça teatral “O trabalho bem feito dignifica o profissional”, apresentada pelos estudantes do curso Técnico em Enfermagem da Escola Estadual Cônego João Batista Sorg. Durante a encenação, de forma bem humorada, foi proposta uma reflexão sobre os prejuízos que as rotinas de trabalho intensas, a falta de momentos de lazer e, especialmente, o descuido com o corpo e a mente podem ocasionar para a saúde dos profissionais.
Além disso, os participantes prestigiaram a palestra “Qualidade de Vida”, ministrada pela coordenadora do curso de Educação Física da Universidade Luterana do Brasil, Prof. Me. Patrícia Marcelino. Durante sua explanação, a educadora salientou a importância do bem estar físico, social, espiritual e mental para a manutenção de uma vida saudável e deu dicas de alimentação, alongamento, postura e respiração.
Após, orientados pela profissional e por acadêmicos do curso de Educação Física, os colaboradores participaram de uma atividade de alongamento e soltura corporal.
Na manhã desta quarta-feira (28), o evento teve continuidade com a palestra “Seja a melhor versão de você mesmo”, ministrada pelos profissionais de Nutrição, Fisioterapia e Psicologia Clínica do HCC, Juliana Piva Paim, Naiara Pereira e Marcelo Graciano.
Durante sua fala, a nutricionista destacou os malefícios que os exageros na alimentação podem ocasionar para a saúde, aumentando os índices de colesterol e triglicerídeos. Também, deu dicas de alimentos que, quando inseridos na dieta, contribuem para diminuir a gordura do corpo, ressaltando, sempre, a importância da atividade física.
Já a fisioterapeuta explanou, inicialmente, sobre os danos que a má postura e a sobrecarga sobre as vértebras podem ocasionar na coluna. Depois, transmitiu orientações sobre a postura correta na hora de sentar, com destaque para posição das pernas, dos ombros e das costas, as posições adequadas para dormir, a maneira ideal de levantar um peso do chão e de colocar os calçados, além da importância de distribuir o peso em ambas as mãos e de evitar o movimento de torcer as costas.
Por fim, o psicólogo clínico falou sobre a motivação no ambiente de trabalho, ensinou algumas técnicas de relaxamento, para amenizar o estresse e a ansiedade, e envolveu os participantes em brincadeiras e dinâmicas de integração e descontração. Em uma delas, por exemplo, os colaboradores foram convidados a comparar a vida a uma montanha-russa. Enquanto imitavam os movimentos de quem anda no brinquedo, de forma descontraída, eles refletiram sobre os caminhos que a vida apresenta, com altos e baixos, momentos de dificuldade e satisfação, de rapidez e tranquilidade, de segurança e medos, além das mudanças de trajetória que acontecem.
Essa palestra será ministrada também no turno da tarde e nesta quinta-feira (29), a fim de englobar o maior número possível de participantes. O cronograma de hoje conta, ainda, com a atividade “Prevenção com materiais perfurocortantes: Infinitas gotas de cuidado”, organizada pelos acadêmicos do curso de Enfermagem da ULBRA.


Siga-nos!